
Mudanças importantes na área financeira da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Na quinta-feira, 26, a montadora anunciou que a partir de julho terá como banco uma nova empresa, no caso, a Traton Financial Services.
O banco, que já existe na Europa e atende as demandas de financiamentos das demais marcas do Grupo Traton, como Scania e MAN, substitui a Volkswagen Financial Services. Esta passará a atender apenas os negócios envolvendo automóveis Volkswagen.
Ainda que fora do país o banco Traton cuide dos financiamentos de caminhões e ônibus Scania, aqui no Brasil a montadora sueca seguirá tendo como braço financeiro o Banco Scania.
A chegada desse banco por aqui, segundo o CEO Eduardo Portas, se deu em função de uma estratégia que envolve um atendimento mais direcionado aos clientes de veículos pesados.
Isso de certa forma não ocorria à época do banco Volkswagen Financial Services, uma vez que as atenções eram, digamos, compartilhadas com as compras de veículos leves.
Vale destacar que financiamentos são de suma importância para os negócios de caminhões: 60% dos veículos comerciais que a VWCO vende no Brasil são negociados por meio dessa via.
Traton tem capital para dez anos de operações
Sem falar que o universo comercial dos veículos pesados é completamente distinto do dos automóveis: são outras cifras, outros perfis de clientes e outras aplicações. Caminhões e ônibus são ferramentas de trabalho.
A empresa não se animou, por ora, a falar sobre futuro, nem sobre o tamanho dos recursos que tem à disposição para financiar veículos já a partir do mês que vem.
De qualquer forma, seu COO global, Rene Renkema, afirmou que a empresa dispõe de capital para custear a operação local pelos próximos 10 anos.
