logo

diversidade e inclusão

Uber lança função para atender pessoas com cão guia

Nova função do aplicativo facilita identificação e embarque de pessoas com deficiência com cão guia, que é obrigatório por lei
Author image

Redação AB

09 dez 2025

2 minutos de leitura

A Uber está lançando uma nova funcionalidade de autoidentificação para usuários de cão-guia. Com a nova função, o passageiro poderá se auto identificar e optar por informar apenas à Uber ou também, automaticamente, ao motorista parceiro que fará a viagem.

O recurso vale tanto para usuários de cão-guia quanto famílias socializadoras podem ativar o recurso.

O objetivo dessa nova funcionalidade é dar mais autonomia a pessoas com deficiência visual. Segundo a Uber, hoje os passageiros precisam mandar mensagem antes para os motoristas para avisar sobre o transporte do animal, que deve ser feito pois é um direito garantido pela Lei Federal nº 11.126 de 2005.

Como ativar a nova funcionalidade da Uber

Para configurar a nova função, é simples: Toque em Conta > Configurações > Acessibilidade e selecione: Cão-guia > Preencher formulário de elegibilidade > Selecione Vou viajar com meu cão-guia. Em seguida, escolha se deseja informar os motoristas parceiros.

Além disso, a Uber afirma que tem uma Política de Cão-guia que esclarece aos motoristas sobre a obrigatoriedade de transportar pessoas com cão-guia, conforme previsto pela legislação federal.

Segundo a Uber, a recusa pode resultar na desativação da conta do motorista, assim como em casos de discriminação em geral.

Outras funcionalidades de inclusão para deficientes visuais

A Uber também conta com outras funcionalidades para inclusão de deficientes visuais. Uma delas é a compatibilidade com leitores de tela para Android e IOS.

Isenção da taxa de espera: Usuários com deficiência podem precisar de mais tempo para embarcar no veículo e, por isso, conseguem solicitar o reembolso ou isenção das taxas de espera.

Além disso, o deficiente visual pode informar isso nas configurações de acessibilidade. Assim, o motorista já é avisado, o que evita constrangimento e discriminação durante a corrida.