
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou um centro para desenvolver soluções em mobilidade elétrica.
O Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (Cemobe) também abrange projetos de sistemas híbridos, veículos agrícolas eletrificados e infraestrutura para testes e certificações.
A iniciativa é coordenada pelo professor Tárcio Barros, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e vinculada ao Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro), um braço estratégico da Unicamp na transição energética.
Unicamp já tem investimentos para centro de mobilidade elétrica
O Cemobe terá uma sede própria de 1.600 m² que deve ser concluída em até dois anos.
A construção será viabilizada por um investimento inicial de R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Enquanto isso, o centro possui mais de 20 projetos em andamento.
Segundo o professor Tárcio Barros, o centro de mobilidade elétrica da Unicamp já tem R$ 105 milhões mobilizados em projetos vigentes. Estão envolvidos mais de 200 pós-graduandos, 100 alunos de graduação, 33 docentes e 40 empresas parceiras.
“Nosso objetivo é ser um polo integrador entre universidade e indústria, capaz de acelerar o desenvolvimento tecnológico e dar respostas às demandas brasileiras de forma customizada”, disse Barros.
Cemobe terá estrutura completa para projetos
Docentes de várias unidades da Unicamp, como as Faculdades de Engenharia Elétrica (FEEC), Mecânica (FEM), Agrícola (FEAGRI), Química (FEQ) e o Instituto de Geociências (IG), fazem parte do projeto.
Segundo a Unicamp, os projetos atendem “desafios reais da mobilidade e da transição energética no Brasil”. Entre eles estão a eletrificação do transporte com foco em veículos híbridos e elétricos, sistemas de armazenamento de energia (como baterias e células a combustível), tecnologias de tração alternativas à combustão, sistemas de gerenciamento de energia e potência e projetos de eletromobilidade.
O Cemobe também será um espaço de teste e certificação de veículos. A infraestrutura inclui laboratórios de motores elétricos, eletrônica de potência, dinâmica veicular, armazenamento de energia e oficina de prototipagem rápida.