logo

carros elétricos

Vendas de carros híbridos e elétricos devem chegar a 20 milhões em 2025

Projeções apontam alta nos licenciamentos de carros chineses e cenário pessimista para os EUA
Author image

Redação AB

28 jan 2025

2 minutos de leitura

Concessionária da BYD em Florianópolis (SC)
Marcas chinesas de carros elétricos devem seguir crescendo em 2025

As vendas globais de carros híbridos plug-in e elétricos devem crescer pelo menos 17% e chegar a 20 milhões de unidades em 2025.

A estimativa foi feita pelo instituto de pesquisa Rho Motion. Segundo Lola Hughes, diretora da empresa, as vendas de carros eletrificados na Europa podem voltar a crescer.

A vigência de normas de emissões mais rígidas e a oferta de modelos mais baratos seriam os motivos para a ascensão. Entretanto, a Rho Motion acredita que o ritmo será inferior ao apresentado em 2023.

Ano será importante com mudanças na Europa e EUA

De toda maneira, as montadoras acreditam que 2025 será um ano importante para os carros elétricos e híbridos no planeta.

Além das novas leis vigentes na Europa, a China estendeu os subsídios para quem adquirir um carro eletrificado na tentativa de impulsionar as vendas.

Ademais, os Estados Unidos prometem reverter (ou ao menos suspender) suas metas de eletrificação sob o governo de Donald Trump.

A Rho Motion acredita que as vendas de carros elétricos na China devem crescer mais do que a previsão de 17% feita pelo próprio instituto. Isso se deve à já citada extensão dos subsídios governamentais para quem adquirir um veículo elétrico.

Vale ressaltar que, em 2024, o segmento teve crescimento recorde de 40% e chegou a 11 milhões de unidades comercializadas.

Carros elétricos chineses vão vender mais na América Latina

O instituto também prevê alta nas vendas de carros elétricos chineses na América Latina em 2025.

A participação de mercado no continente já chega a 80% e deve seguir crescendo, tanto na região quanto em outros mercados emergentes. Para a Europa, a previsão é de alta geral de 15% nas vendas em relação às 3 milhões de unidades comercializadas em 2024.

A Rho Motion ainda acredita que as vendas de carros eletrificados nos Estados Unidos vão crescer 16% em 2025.

Vendas nos EUA ainda crescem, mas futuro não é animador

As medidas prometidas pelo governo Trump, que é notoriamente contrário à eletrificação da frota, não devem ter impacto imediato no setor automotivo. Entretanto, o instituto acredita que o mesmo não acontecerá a longo prazo.

Inclusive, no pior dos cenários, a demanda por carros elétricos poderia despencar 47% no país em 2040.

“Obviamente muita incerteza está rodeando o mercado norte-americano desde o ano passado, então esperamos por previsões menos otimistas. Mesmo assim, a eletrificação ainda está em alta e ainda vamos observar um crescimento importante durante a próxima década”, acredita o instituto.