
A Volvo Cars teve queda de 11% em suas vendas globais em abril. Foram 58.881 veículos comercializados no mês passado.
A queda foi acelerada pelo declínio de 32% nas vendas de carros elétricos, que respondem por 20% do total de unidades vendidas pela Volvo.
O resultado também foi ruim considerando os carros eletrificados (inclusive híbridos). Neste caso, o declínio foi de 16%.
Volvo enfrenta impostos dos EUA e concorrência da China
Tudo isso acontece em meio a um momento delicado para a Volvo Cars.
A empresa precisa lidar com as tarifas estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Alguns modelos da Volvo, como os elétricos, são fabricados na China, justamente o país mais afetado pelas novas alíquotas.
Outro desafio acontece na própria China, onde a ascensão das marcas locais ameaça o futuro de empresas estrangeiras. Vale lembrar que, apesar de ser controlada pela chinesa Geely, a Volvo tem operação própria.
Por enquanto, fato é que os resultados de abril afetaram as previsões de Volvo Cars para 2025. A empresa decidiu não fazer projeções financeiras para os próximos dois anos.