
O mercado automotivo de segunda mão deve fechar o ano com alta e recordes. Os números de novembro do Renavam informados pela Fenabrave mostram que as vendas de veiculos usados seguem o ritmo de crescimento visto praticamente o ano todo.
No acumulado de janeiro a novembro, as transações passaram de 14,2 milhões. Volume 9,5% superior às vendas de veículos usados no mesmo período de 2023.
Fenabrave espera número recorde nas vendas de usados
Apenas em novembro o número foi de 1,27 milhão de transações. Pouco mais de 5% a mais que igual mês do ano passado. E queda de 12% ante outubro, retração justificada pelos dias úteis a menos.
O desempenho do mercado até o momento faz a Fenabrave prever um numero histórico na soma total de 2024.
“A retração em novembro, na comparação com outubro, foi provocada pelo menor número de dias úteis e não por qualquer mudança de cenário no mercado de usados, que pode registrar o maior volume anual de transações da história neste ano de 2024”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Seminovos são o destaque nas vendas de veículos usados
Em relação às vendas de veículos leves usados (carros de passeio e comerciais), as transações passaram dos 10,5 milhões no acumulado do ano. Desempenho 9,7% maior que os 11 meses de 2023.
Segundo a associação que representa as concessionárias, os modelos com até três anos de fabricação, representaram 13,8% do total negociado no mês. No ano, esses seminovos respondem por 11,8% das transações.
