logo

Vibra amplia fábrica e lança lubrificante para carros híbridos

Totalmente automatizada, unidade na Baixada Fluminense aumenta em 66% sua capacidade de produção
Author image

Fernando Miragaya

11 out 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Em tempos de descarbonização, as empresas distribuidoras de derivados de petróleo têm de mostrar que também estão ligadas nos novos tempos. A Vibra se movimenta neste sentido ao investir em sua fábrica em Duque de Caxias (RJ) e lançar uma nova linha de lubrificantes para carros híbridos.

A unidade localizada na Baixada Fluminense, ao lado da Reduc (uma das principais refinarias da Petrobras), recebeu aporte de mais de R$ 100 milhões para melhorias e aumento de 66% na capacidade de produção da linha Lubrax. Desta forma, o volume produzido passará de 300 milhões para 500 milhões de litros/ano até o terceiro trimestre de 2024. 


VEJA MAIS:– Jaguar Land Rover e Vibra se unem para acelerar serviços de eletrificação– Vibra quer expandir lojas de conveniência para além dos postos da Petrobras


Ao todo, a planta opera em três turnos com 550 funcionários. São 42 km de tubulações, 146 tanques para armazenar 43 milhões de litros do produto e uma movimentação de 18,7 milhões de litros/mês.

Dentro da fábrica, a Vibra também mantém um centro de pesquisa e de testes. São 50 profissionais que atuam na área e atualmente 15 projetos estão em fase de desenvolvimento.

“Investimos em tecnologia e inovação para melhorar nossa performance. É uma planta totalmente automatizada, com conceitos da indústria 4.0 e conectividade total entre as camadas de fabricação”, diz Vanessa Gordilho, vice presidente de negócios e marketing da Vibra.

A executiva também destacou o crescimento das exportações da linha de óleos Lubrax, de 17% ao ano. Os principais mercados são os de países vizinhos, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Nova linha de lubrificantes para híbridos

O mais recente investimento faz parte de um aporte total de R$ 4 bilhões que a Vibra destina para sua transição energética. E que contempla ainda uma nova linha de lubrificantes específica para carros híbridos.

Chamada Lubrax Supera Premium e com especificações 0W-20 e 5W-30, os novos produtos prometem atender a 95% dos veículos leves eletrificados do país. Segundo os padrões API (American Petroleum Institute), o óleo pode contribuir com economia de até 4,7% no consumo de combustível.

A nova gama de lubrificantes da Vibra é vista como estratégica para o mercado brasileiro no médio prazo. Além da Toyota, montadoras como Stellantis, Renault e Volkswagen já aderiram ao híbrido flex como caminho para a descarbonização.

“Os híbridos serão o grande motor de crescimento do mercado nos próximos cinco anos”, diz Vanessa Gordilho.