logo

Volkswagen Polo pronto para herdar o trono do Gol

Autorama Podcast debate sucesso do hatch, fala da tecnologia que impede que os caronas escutem sua conversa pelo Bluetooth do carro e conta porque o GWM Ora agora vem com carregador grátis
Author image

Fernando Miragaya

08 abr 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Quem tem quase (ou mais) de 50 anos lembra do comercial do biscoito: “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”. Pois é, a mesma analogia serve para o Volkswagen Polo, modelo que se tornou o veículo mais vendido do país em 2024.

Qual a razão para este sucesso do hatch da marca alemã? O Volkswagen Polo simplesmente herda a lacuna do mercado deixada pelo Gol? Bem, uma análise assim também cabe, mas seria muito superficial por si só. 

É justamente para entender este fenômeno de vendas que virou o Volkswagen Polo que eu convoquei os jornalistas Júlio Cabral (colaborador do UOL Carros e Quatro Rodas) e Raphael Panaro (editor-chefe da Autoesporte) para um debate sobre o tema no novo episódio do Autorama Podcast.


OUÇA MAIS:

– Citroën Basalt e o novo round na briga dos SUVs

– Saiba quais são as principais lições do SXSW para o ecossistema da mobilidade


O bate-papo vai a fundo na questão das vendas do compacto da VW. Trabalho de marketing e de vendas, reposicionamento do produto e a conhecida engenharia alemã são alguns dos pontos que explicam o sucesso do modelo.

Carregador grátis e o SUV que agora carrega na tomada

O programa também fala de dois veículos eletrificados que trazem novidades. Um é o GWM Ora 03, elétrico que passa a ser oferecido com carregador do tipo Wallbox grátis. E eu explico porque a marca chinesa ficou boazinha de repente.

O outro está entre os híbridos, o Toyota RAV4. Sim, ele já era híbrido, mas agora é um veículo com sistema plug-in. Ou seja, os motores elétricos do carro têm de ser carregados na tomada para garantir um consumo de combustível invejável.

Privacidade a bordo

O episódio ainda explica a tecnologia que permite que o motorista atenda a uma chamada do celular via Bluetooth sem que os passageiros saibam o que a pessoa do outro lado da linha está falando. Tudo por meio de um sistema de posicionamento de caixas de som e ondas sonoras.

Isso você pode (e deve) escutar. Só dar o play.

Saudações automotivas.




             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business