
A Volkswagen faz os últimos ajustes para produzir uma nova picape na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O modelo, batizado como projeto Udara, entrará em linha de montagem, em caráter de testes, no final de janeiro.
Uma fonte ligada à montadora informou, em off, que esses testes estão programados para acontecer na quarta semana do mês.
A finalização da linha, que é compartilhada com a montagem do T-Cross e que começou a ser preparada para receber a picape em julho, ocorrerá em dezembro.
A montadora, segundo o interlocutor, aproveitará o período de férias entre 23 de dezembro e 12 de janeiro para realizar os últimos ajustes.
“Faltam alguns ajustes em equipamentos na parte de armação da parte traseira da carroceria”, disse a fonte à reportagem.
Essa fase de testes precede a produção propriamente dita do veículo. É quando a fabricantes observa o comportamento da linha de montagem com o acréscimo de novos componentes e processos.
De acordo com o interlocutor, ainda não há uma data prevista para que a produção de fato ocorra. Mas o panorama é de que a picape entre em produção em série ainda em 2026.
A nova picape da Volkswagen tem porte intermediário e será o trunfo da montadora na briga por espaço em um segmento que tem a Fiat Toro como a dona do maior pedaço.
Procurada pela reportagem, a Volkswagen informou por meio de nota “que não comenta temas estratégicos futuros”.
Sedã Virtus eleva volume de produção da VW no Paraná
Outro veículo montado em São José dos Pinhais, o sedã Virtus está sendo o responsável pelo aumento do volume de produção diário da fábrica.
Em 2026, o volume da linha saltará de 150 unidades/dia para 170 unidades/dia, sendo 30% desse total formado por unidades do sedã. As informações são do sindicato local dos trabalhadores.
