
Se tem uma marca que soube se renovar no mercado brasileiro nos últimos anos foi a Volkswagen. Agora, colhe os frutos. A fabricante alemã foi uma das que mais ganhou participação no primeiro semestre de 2024.
Como o acaso não existe, o crescimento da marca alemã é fruto de uma movimentação intensa de seu portfólio. Só nos últimos dois anos a Volkswagen renovou o Polo e colocou o Polo Track no mercado como substituto do Gol.
OUÇA MAIS:– Carros elétricos dão mais dor de cabeça do que modelos a combustão
– Programa Mover virou lei, mas novela ainda continua
Ao mesmo tempo deu um tapa no visual da picape Saveiro e do sedã Virtus. Ainda reposicionou os SUVs Nivus e T-Cross – com direito à reestilização do modelo maior e a novas versões de entrada.
Não admira que o Polo seja o veículo mais vendido do país. E o Volkswagen T-Cross o líder do mercado brasileiro de utilitários esportivos desde 2023.
É sobre esse bom momento da Volkswagen a entrevista do Autorama Podcast desta semana com Juliana Fukuda, gerente de marketing da marca. A executiva fala sobre lançamentos recentes e futuros, e as estratégias da montadora para estar sempre em evidência.
Na entrevista, Juliana também dá uma palhinha sobre eletrificação e bate um papo sobre a Amarok. E eu destaco ainda o que esperar da renovada picape média da Volkswagen, um dos poucos produtos da fabricante que parece desconectado deste bom momento no mercado.
Distrações ao volante causam mais acidentes
O programa também traz um estudo preocupante da Allianz Seguros. A pesquisa revela que as distrações em motoristas provocadas pelas novas tecnologias aumentaram e elas podem causar tanto ou mais acidentes no trânsito do que condutores embriagados.
Qualquer pessoa que envie mensagens de texto enquanto dirige, além de ser infração de trânsito, aumenta o risco de um acidente em mais de 50%. E o que é pior: a proporção de motoristas que admitem manusear smartphones ao volante também cresceu.
O que esperar do novo Peugeot 2008?

O Autorama Podcast também adianta informações sobre a segunda geração do Peugeot 2008. Eu adianto no programa quando o SUV compacto chega, que motor vai usar e com quem ele vai disputar mercado.
O forno de pizza da Toyota
O nosso podcast não termina em pizza, mas a Toyota colocou umas no forno. Isso mesmo. A montadora japonesa fez uma parceria com uma empresa de eletrodomésticos e produziu um… forno.
Quer entender melhor isso e saber mais sobre os outros temas? Só dar o play.
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business
