
A hibridização começa se tornar realidade no segmento de duas rodas brasileiro. A Yamaha apresenta por aqui o Fluo ABS Hybrid Connected, seu primeiro scooter híbrido.
A moto usa o sistema Power Assist, que funciona como um híbrido leve. Um pequeno motor elétrico atua como gerador para auxiliar o propulsor de combustão em situações onde ele é mais demandado, como acelerações fortes, subidas e retomadas de velocidade.
No scooter híbrido da Yamaha, ao detectar o aumento de esforço do motor de combustão, a unidade elétrica é acionada por até três segundos. Nestas situações, um aviso aparece no quadro de instrumentos da moto.
Scooter híbrido promete menor consumo de combustível
O modelo também continua equipado com start/stop do motor. Com isso, a Yamaha promete economia de até 12% no consumo de combustível do Fluo Hybrid.
O motor de combustão do scooter híbrido permanece o monocilíndrico refrigerado a ar de 125 cm³, com comando simples no cabeçote. São 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgfm de torque a 5.000 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT.
Ao mesmo tempo, o scooter híbrido passou por uma reestilização. O Fluo ganhou novo farol duplo, tomada USB tipo A e banco maior.
As carenagens foram redesenhadas. E o painel LCD, também novo, exibe, além do funcionamento do Power Assist, relógio e informações do Y-Connect, o app da Yamaha.
O Fluo ABS Hybrid Connected custa R$ 16.690 (sem frete e seguro de frete). O scooter híbrido tem garantia de quatro anos. As vendas começam em fevereiro.