logo

agronegócio

ZF expande oferta de eixos produzidos em Sorocaba

Escolha por produzir no país o TSA Narrow levou em consideração aumento do preço das commodities
Author image

Bruno de Oliveira

02 mai 2025

1 minutos de leitura

A Agrishow acontece em Ribeirão Preto (SP) até 2 de maio e uma das novidades da feira é um novo eixo trativo que a ZF desenvolveu para máquinas agrícolas leves e que será produzido em Sorocaba (SP).

Foi no evento que a empresa apresentou o TSA Narrow, uma versão mais curta da linha TSA para aplicação em veículos cabinados menores, que trabalham na colheita de frutas e café.

Demanda estimulou produção na planta da ZF em Sorocaba

Juliano Alquati, que é gerente de desenvolvimento de negócios da ZF América do Sul, explica que a demanda por esses veículos cresceu no Brasil, uma vez que o preço dessas commodities no mercado global subiu.

E essa plantações, portanto, têm caminhos mais estreitos para máquinas passarem. Por isso, o tamanho reduzido do eixo TSA Narrow.

Dessa forma, a ZF tratou de produzir em Sorocaba esse modelo de eixo, uma opção nacional ao componente que, hoje, é importado pelas fabricantes de máquinas agrícolas leves.

A fábrica da empresa já estaria pronta para produzi-lo, uma vez que ele deriva de outros eixos para veículos que são montados na unidade.

Em Sorocaba, inclusive, a a ZF já produziu mais de 700 mil unidades de eixos trativos ao longo de 40 anos de operações.

A família de eixos TSA em produção no Brasil cobre aplicações de 60 a 260 HP e praticamente todas as aplicações 4×4.