logo

Nivus

7 fatos sobre o Volkswagen Nivus Highline

SUV-cupê foi renovado em 2024 e subiu de nível na linha de modelos da marca alemã
Author image

Vitor Matsubara

02 jun 2025

4 minutos de leitura

Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus teve visual renovado em 2024

O Nivus foi reposicionado dentro da gama de SUVs da Volkswagen. Juntamente com a reestilização apresentada em 2024, o modelo subiu de patamar para abrir espaço para o Tera.

Essas, porém, não foram as únicas mudanças. O SUV-cupê ganhou mais conectividade, segurança e até ficou mais econômico.

Automotive Business lista a seguir sete fatos importantes sobre o novo Nivus Highline.

1. Design alinhado com a identidade global

A renovação de meia-vida alinhou o Nivus com a identidade da Volkswagen. Os faróis mais afilados e a grade dianteira minimalista aproximou o modelo dos últimos lançamentos da marca na Europa, especialmente os carros elétricos.

Na versão Highline, o Nivus vem com um filete luminoso de LEDs que preenche toda a dianteira e cria um bonito efeito visual à noite.

2. Cabine mudou pouco, mas acabamento melhorou

Se por fora o Volkswagen Nivus Highline mudou bastante, por dentro as alterações foram bem mais modestas. Entretanto, a marca ouviu uma das principais críticas e melhorou o acabamento.

O painel agora vem com apliques que replicam o revestimento dos bancos, enquanto os painéis das portas dianteiras têm tecido em sua parte central e couro sintético no apoio do braço. Só que as portas traseiras continuam com os painéis inteiramente de plástico.

3. Central multimídia mais conectada e carro mais seguro

A central multimídia VW Play ganhou o sobrenome Connect por estar mais “conectada”. Agora ele vem com um pacote de internet embarcada. O app Meu VW também melhorou e controla remotamente funções como partida do motor, destravamento das portas e rastreamento.

No pacote de assistências à condução (ADAS), o novo Nivus incorporou o Travel Assist. Ele atua em conjunto com o ACC nas funcionalidades de assistente de permanência em faixas, sensor de pontos cegos, assistente de saídas de vagas e assistente de estacionamento automático.

4. Motor turbo não teve mudanças

A engenharia da VW fez algumas modificações no conjunto mecânico para adequá-lo às normas de emissões de poluentes do Proconve L8.

Mesmo assim, o motor 1.0 turbo conhecido como 200 TSI manteve os números de potência e torque. Sendo assim, são 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina e 20,4 kgfm com qualquer combustível.

Essa motorização está disponível nas versões Sense, Comfortline e Highline. Todas utilizam o câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais por toques na alavanca ou pelas aletas atrás do volante.

5. Números de desempenho melhoraram

Um efeito colateral dessas modificações surge nas medições de desempenho. Dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 s – 0,1 s a menos do que na linha 2024. Já a velocidade máxima está 4 km/h melhor frente ao antigo Nivus, indo de 188 km/h para 192 km/h.

6. Novo Nivus ficou mais econômico por mudança inusitada

Com isso, os números de consumo do novo Nivus melhoraram frente a seu antecessor. Segundo o Inmetro, o SUV faz médias de 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l, na estrada. Na linha 2024, esses índices eram 12,1 km/l e 14,2 km/l, respectivamente.

Essa melhoria se deu por dois motivos. O primeiro foi uma recalibração na central eletrônica do motor. O segundo (e mais inusitado) foi a reestilização frontal do Nivus.

Isso porque a mudança no design suprimiu os faróis de neblina, que foram “substituídos” por duas entradas de ar. A Volkswagen diz que essa alteração otimizou a aerodinâmica do carro, diminuindo a resistência do SUV ao ar no deslocamento.

7. Nivus foi promovido dentro da Volkswagen

As mudanças de metade de ciclo realizadas pela Volkswagen não só atualizaram o Nivus. Elas também elevaram o modelo de patamar entre os SUVs da marca. Tudo para abrir espaço para o Tera, novo modelo da fabricante que estreia com a missão de ser o carro mais vendido da VW.