logo

produção de motocicletas

Abraciclo acusa Shineray de fazer motos que não cumprem legislação

Entidade entrou com denúncia na Secretaria do Consumidor e diz que fabricante faz modelos sem equipamentos obrigatórios
Author image

Redação AB

12 fev 2026

2 minutos de leitura

Fábrica da Shineray em Suape – Imagem: reprodução

Treta pesada na indústria das duas rodas. A Abraciclo, entidade que reúne as fabricantes do setor, entrou com uma denúncia contra a Shineray na qual acusa a marca de produzir motos no Brasil que não cumprem a legislação ambiental.

A denúncia foi protocolada na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, sob o número de notificação 117/2026. No documento, a Abraciclo diz que recebeu alertas de suas associadas sobre possíveis irregularidades graves em motocicletas de uma empresa inserida no mercado.

“As suspeitas envolvem riscos ao consumidor, ao meio ambiente, à concorrência leal e ao trânsito seguro”, diz o texto da denúncia.

Abraciclo diz que motos da Shineray são irregulares

A acusação é grave. A associação diz que no processo de montagem as motos da Shineray saem sem equipamentos obrigatórios, como catalisador, cânister e sistema de ventilação do cárter.

Desta forma, segundo a denúncia apresentada na Senacon, as motos feitas pela marca chinesa em Suape (PE) não cumprem as normas de emissões de poluentes e ruídos determinadas pela legislação.

A denúncia veio a público depois de a Abraciclo emitir nota oficial nesta quarta, 11.

“A associação entende que, para operar no mercado brasileiro, seja na produção local ou na importação, é imprescindível que todas as empresas, independentemente de origem ou porte, cumpram integralmente a legislação, os regulamentos e requisitos de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes”, diz o comunicado.

Fabricante vende kart, caminhãozinho e carrinho de golfe

A empresa tem 20 dias para responder aos questionamentos, a partir do recebimento da notificação. Procurada, a Shineray emitiu um comunicado.

“A Shineray opta por não se manifestar sobre os questionamentos. Reforçamos que os produtos da Shineray do Brasil seguem rigorosamente os padrões técnicos, normativos e legais exigidos pelos órgãos competentes, estando plenamente regulares”, diz a nota.

A marca começou a operar no Brasil nos anos 2000 e atualmente vende motocicletas da linha SBM, de baixa, média e alta cilindrada, inclusive com modelos custom. A Shineray também comercializa motos elétricas, ciclomotores, scooters, triciclos, quadriciclos, karts e até o caminhãozinho TLUX.

A planta de motocicletas de Suape foi inaugurada em 2015. Em 2025 a empresa teve seu melhor ano no país, com mais de 130 mil motos vendidas e market share de 5,9%.