
O aeromóvel que fará a ligação entre o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), com a Linha 13-Jade da CPTM deve ter sua inauguração em condições abaixo do prometido. O Consórcio AeroGRU, responsável pelo projeto, informou que o tempo de viagem está estimado em 10 minutos e o intervalo entre partidas em 20 minutos.
Esses dados não batem com os divulgados anteriormente, que previam viagens de apenas 6 minutos e intervalos de 6 minutos entre trens, graças ao uso de vias duplas e cruzamento em by-pass. Isso pode indicar que, na inauguração, o serviço circulará com apenas um trem, em vez dos dois prometidos (além de um terceiro reserva).
Falhas em sistemas do aeromóvel de Guarulhos
A diferença pode sugerir que o consórcio atualmente corre para entregar o aeromóvel (chamado de “people mover”) de Guarulhos, mesmo que seja em condições abaixo das esperadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou uma inspeção no começo de setembro e encontrou vários problemas que impedem a inauguração do projeto.
As obras civis estão praticamente concluídas desde fevereiro. Mas, segundo a Anac, falta a certificação de segurança SIL4, conduzida pela empresa Certifer, que ainda está em andamento.
Outras pendências são a acreditação do projeto executivo por um Organismo de Inspeção do Tipo A e a emissão da portaria do Inmetro. Esses documentos estão previstos em contrato e a operação plena não pode ocorrer sem eles.
Além disso, a Anac aponta falhas como a ausência de automação nos sistemas de frenagem, aceleração e sonorização, além do controle manual dos veículos do aeromóvel de Guarulhos durante os testes.
Com todos esses problemas, a agência abriu, em maio, o Processo Administrativo Sancionador (PAS) para apurar se a concessionária tem responsabilidade nos atrasos. Se essa tese for confirmada, o Consórcio AeroGRU poderá ser multado em mais de R$ 30 mil por dia – daí a tentativa de inaugurar o serviço logo.
No mês passado, a GRU Airport, concessionária que opera o aeroporto, afirmou à rádio CBN que o veículo será inaugurado em setembro. O Consórcio AeroGRU, entretanto, não divulga uma data oficial. Quando o people mover foi anunciado oficialmente, em outubro de 2020, a previsão de entrega era 2024.
Como funciona o aeromóvel de Guarulhos

O people mover utilizará uma tecnologia que só existe em dois lugares do mundo: Porto Alegre (RS) e Jacarta, na Indonésia. O trem circula sobre trilhos em vias elevadas, mas é propulsionado por ar pressurizado, que é ventilado contra placas específicas.
Em Porto Alegre, o Aeroporto Salgado Filho tem um aeromóvel em operação desde agosto de 2013.
Os veículos utilizados no serviço em Guarulhos foram construídos por meio de parceria entre Aerom e Marcopolo. Vão carregar 2 mil passageiros por hora e fazer a ponte de 3 km entre os três terminais do aeroporto e a estação de trem, hoje acessível por meio de ônibus gratuitos.