
Os eVTOLs (aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) estão cada vez mais perto de ganhar os céus e revolucionar a mobilidade urbana no Brasil. Mas o que falta ainda pra isso acontecer?
Para responder essa e outras perguntas sobre o futuro dessa tecnologia e do mercado, executivos das principais empresas de aviação se reúnem no painel “EVTOLs prometem revolucionar o céu, mas quando vão deixar o solo?”, que vai acontecer na Trilha Tecnologia e Inovação durante o Automotive Business Experience – #ABX25.
Futuro dos eVTOLs será debatido no #ABX25
Para a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, isso tem data certa. A empresa promete fazer o seu voo inaugural em dezembro e iniciar suas operações comerciais em 2026.
A aeronave está em fase final de montagem, ela tem autonomia de 100 km e foi desenhada para realizar milhares de ciclos de voo a cada ano.
O objetivo é tornar os carros voadores um transporte do dia a dia. A empresa aposta que com o eVTOL será possível ir da Faria Lima até Guarulhos em 15 minutos.
Segundo a Eve, em 2045, a América Latina deverá ter 2.060 eVTOLs em circulação, ou 7% da frota mundial. E terá público para isso: 60% dos brasileiros que já viajaram de avião topariam andar de eVTOL, revelou uma pesquisa.
O mercado de eVTOLs tem crescido de forma acelerada e novos players entram para competir no mercado internacional e nacional. Exemplo disso é que recentemente a Líder Aviação, empresa mineira de táxi aéreo, anunciou anunciou um acordo com uma startup americana para trazer os eVTOLs para o Brasil.
Além dela, Gol, Lilium, Boeing aumentam a concorrência e trazem novas tecnologias para seus eVTOLs. Resta saber quando, de fato, os carros voadores vão deixar o solo e ganhar os céus.
O #ABX25 já está em contagem regressiva. O maior evento do setor automotivo no ano acontece no dia 17 de setembro, no São Paulo Expo. As inscrições podem ser feitas aqui.