
Após um forte terremoto que atingiu a ilha de Kyushu, no Japão, no dia 28 de julho, as fábricas da Toyota retomaram as atividades que tinham sido paralisadas devido ao abalo sísmico.
Em nota enviada à reportagem, a montadora informou que as fábricas de Miyata, Kanda e Kokura, instaladas em Kyushu, retomaram as operações nos dias 6 e 7 de agosto.
No entanto, as instalações passam por um período de paralisação programada de férias de verão, entre 8 e 17 de agosto, de acordo com o calendário de produção previamente estabelecido. Isso inclui a fábrica de Tahara, que está de férias no mesmo período.
Após o terremoto, a Toyota chegou a paralisar a produção no dia 31 de julho. Em nota, a montadora disse que “não houve registros de danos pessoais ou materiais nas instalações”.
Toyota enfrentou desafios climáticos no Brasil ano passado
No ano passado, um forte vendaval arrancou parte da estrutura do teto da fábrica de baterias da Toyota em Porto Feliz (SP), deixando 30 funcionários com ferimentos leves. Os danos à planta foram considerados sérios e, com isso, a marca chegou a adiar o lançamento do Yaris Cross.
Na época, as plantas de Sorocaba e Indaiatuba (SP) também foram paralisadas para evitar novos riscos, e a produção foi retomada quase um mês depois.