logo

FÁBRICA

Vendaval na Toyota: danos adiam lançamento do Yaris Cross

Tempestade destelhou unidade de Porto Feliz e já impacta produção do novo SUV em Sorocaba
Author image

Fernando Miragaya

23 set 2025

1 minutos de leitura

O vendaval e as fortes chuvas que causaram danos na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) já afetam o cronograma de produção do principal lançamento da marca no ano: o Yaris Cross.

Segundo a montadora japonesa, as ocorrências na fábrica impactam diretamente a produção da planta de Sorocaba (SP), onde já começou a ser feito o SUV compacto. Com isso, o Yaris Cross que seria lançado na penúltima semana de outubro teve o lançamento adiado.

Estragos na fábrica também afetam outros modelos da Toyota

A fabricante ainda não definiu uma nova data de apresentação do seu utilitário esportivo. A linha de montagem de Porto Feliz produz os conjuntos mecânicos dos modelos Toyota vendidos no Brasil, entre eles o futuro Yaris Cross.

Segundo uma fonte ligada à marca, os estragos na planta de motores também vão impactar a produção do Corolla sedã em Indaiatuba (SP), e do Corolla Cross, em Sorocaba.

De acordo com a fabricante, o vento e a chuva que atingiram a fábrica de Porto Feliz na última segunda-feira, 22, provocaram “danos severos” à estrutura da unidade. Na ocasião, falava-se em 30 pessoas com ferimentos leves.

Não há previsão de retomada das atividades na fábrica

“A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”, informou a Toyota em comunicado explicando o adiamento do lançamento do Yaris Cross para a imprensa.

Ainda não há previsão de retomada das operações em Porto Feliz.