
A Audi RS5 Avant está entre nós. Trata-se da sucessora da RS4 Avant, uma vez que a marca alemã segue a nomenclatura adotada com o A5, que substituiu o antigo A4.
A perua é o primeiro modelo esportivo da marca equipado com sistema híbrido, algo que as rivais BMW e Mercedes-Benz já fazem há tempos.
Apesar da eletrificação, a Audi manteve o motor V6 2,9 litros biturbo. Agora ele entrega 510 cv, ou 60 cv a mais do que o antecessor. Ele atua em conjunto com um motor elétrico de 177 cv. Os números combinados são de 639 cv e 84,1 kgfm.
Audi RS5 Avant vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos

A potência é enviada às rodas por meio de um câmbio automático de oito marchas. Em conjunto com um diferencial autoblocante, ele pode direcionar até 85% do torque ao eixo traseiro e até 70% às rodas dianteiras.
Há ainda um novo sistema Quattro com vetorização de torque no eixo traseiro. A Audi Sport incluiu um modo RS que facilita manobras de drifting – e justamente por isso é recomendado para uso em “vias não públicas”.

A Audi informa aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e velocidade máxima de 285 km/h. A bateria de 25,9 kWh faz com que a perua rode até 87 km no modo 100% elétrico.
A notícia ruim é que a Audi RS5 Avant pesa 2.370 kg, ou 625 kg a mais do que o modelo anterior. A perua é mais pesada, inclusive, do que a atual RS6 Avant sem eletrificação.
Design esportivo e agressivo

A Audi RS5 Avant segue a atual identidade visual da marca, mas com a bem-vinda pitada de esportividade dos modelos RS.
O para-choque dianteiro tem enormes tomadas de ar e, atrás, há duas saídas de escapamento bastante vistosas.
A carroceria é cerca de 9 cm mais larga do que um A5 convencional. Discos de freio de cerâmica são opcionais e podem ser acompanhados de rodas de 20 ou 21 polegadas.