logo

biocombustível

Empresa gera biocombustível marítimo e de aviação a partir de resíduos agrícolas

Solução da Honeywell aproveita fontes de biomassa, como cavacos de madeira e restos de colheitas
Author image

Redação AB

04 nov 2025

1 minutos de leitura

A Honeywell lançou uma tecnologia inovadora que transforma resíduos agrícolas e florestais em combustíveis renováveis de baixo carbono para aviação e uso marítimo.

A partir de fontes de biomassa, como cavacos de madeira e resíduos de colheitas, a tecnologia produz combustível marítimo de baixo carbono, gasolina, e combustível para aviação (SAF).

A tecnologia Biocrude Upgrading tem uma densidade energética maior do que muitas alternativas atuais de biocombustíveis. Assim, o combustível marítimo da Honeywell pode aumentar a autonomia das embarcações sem exigir modificações caras nos motores. 

Biocombustível marítimo busca reduzir custos e gargalos

A tecnologia pode ser entregue na forma de uma planta modular pré-fabricada.

Os resíduos vegetais e agrícolas podem ser convertidos em biocru de baixo carbono diretamente nos locais de coleta da matéria-prima, o que mantém os custos de transporte baixos. Assim, a Briocrude Upgrading permite que esse biocru seja posteriormente refinado em grandes instalações para produzir combustível marítimo, gasolina ou SAF.

“A indústria marítima tem uma necessidade real de combustíveis renováveis que estejam imediatamente disponíveis e sejam economicamente viáveis. Nossa tecnologia de processamento Biocrude Upgrading pode ser entregue em formato modular, oferecendo economia desde a instalação até o refino e o uso”, disse o presidente da Honeywell, Ken West.

A Honeywell existe há mais de dez anos fornecendo tecnologias para combustíveis renováveis e alternativos utilizando diversas matérias-primas. Um dos processos, por exemplo, converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em e-combustíveis.