
A BMW anunciou que vai utilizar óleo vegetal para abastecer os carros movidos a diesel dentro de suas fábricas na Alemanha.
O combustível sintético é conhecido pela sigla HVO (de Hydrotreated Vegetable Oil, ou óleo vegetal tratado com hidrogênio) como forma de reduzir a pegada de carbono da empresa.
“A partir de janeiro de 2025, nós vamos abastecer todos os carros a diesel fabricados pelo Grupo BMW na Alemanha com HVO100 (o numeral 100 se refere ao fato de ser um combustível 100% puro) antes de enviá-los às concessionárias. É um substituto de alta qualidade para o diesel, capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 90%”, disse Oliver Zipse, CEO global e chairman do conselho administrativo da BMW AG.
A medida vale para as fábricas da BMW em Munique, Dingolfing, Regensburg e Leipzig.
HVO é feito com restos de óleo de cozinha

O HVO é fabricado pela empresa finlandesa Neste a partir de diversas fontes, incluindo restos de óleo de cozinha, resíduos e outros materiais renováveis.
Segundo a BMW, todos os motores a diesel que equipam os carros da marca são homologados para rodar com HVO100 de acordo com as normas europeias de combustíveis.
Caminhões de logística rodam com óleo diesel vegetal

Desde março de 2023 a montadora usa o HVO100 para abastecer os caminhões de logística que servem às plantas do Grupo BMW.
Esses veículos pertencem à frota da DB Schenker e transportam peças do centro de fornecimento da montadora em Eching para a fábrica em Munique. O trajeto tem distância aproximada de 40 quilômetros por viagem.
