logo

pneus

Bridgestone vai centralizar operações em novo CD

Fabricante de pneus inaugura complexo próximo à fábrica do ABC paulista
Author image

Fernando Miragaya

15 ago 2025

2 minutos de leitura

A Bridgestone acaba de inaugurar seu novo centro de distribuição (CD) no Brasil. O complexo fica em Mauá (SP), a menos de 10 km da fábrica de pneus que a empresa tem em Santo André, no ABC paulista.

Localizado no condomínio logístico Golgi Mauá II, o novo espaço ocupa área construída de mais de 116 mil m², com dois módulos principais com 59 mil m² e 46 mil m², cada. Ao todo, há 107 vagas para carros e 95 para caminhões, além de 178 docas com niveladoras automáticas.


As pesquisas de tendências em mobilidade, os próximos passos do setor automotivo e a preparação para o próximo ano do mercado, só no #ABX25


A parte dos galpões tem pé-direito de 12 metros e piso nivelado a laser com capacidade de carga de 6 toneladas por m². Segundo a Bridgestone, o CD foi desenvolvido para comportar até 8 níveis de paletização.

CD da Bridgestone tem requisitos de sustentabilidade

A nova unidade foi batizada de CD Alenza, em referência à linha de pneus de alta performance da Bridgestone. A fabricante diz que serão gerados 220 empregos diretos com a nova unidade.

A operação do CD da Bridgestone ficará a cargo da TPC Logística Inteligente, empresa do grupo JSL.

“Estamos em um país de dimensões continentais, e a eficiência logística é essencial”, comentou Lafaiete Oliveira, country manager da Bridgestone Brasil. 

O novo CD da Bridgestone em Mauá também atende a alguns requisitos de sustentabilidade. De acordo com a empresa, no complexo serão usados equipamentos e veículos movidos a gás e eletricidade. 

Ao mesmo tempo, o condomínio onde o CD irá funcionar tem certificação LEED Gold, iluminação natural, sistema de renovação de ar, uso de energia solar para aquecimento da água, sistema de reuso de água para lavagem de pátios, vagas com carregadores elétricos, bicicletário e política de reciclagem de resíduos.