
Os ônibus elétricos indicam qual é o caminho a ser seguido pelo setor na Europa. Eles dominam a lista de novidades da Busworld 2025, que acontece até o próximo dia 9 de outubro em Bruxelas, na Bélgica.
Quem visitar o evento poderá ver diversos modelos de ônibus híbridos, movidos a hidrogênio e sobretudo elétricos.
Automotive Business esteve na abertura da feira e lista algumas novidades exibidas na Busworld.
Mercedes-Benz revela novo ônibus elétrico

A Mercedes-Benz fez a apresentação mundial do eIntouro, o primeiro ônibus elétrico com aplicação intermunicipal lançado pela empresa na Europa.
O eIntouro tem características pensadas para o uso em cidades, como o piso baixo e a proximidade com o solo para facilitar o embarque e desembarque.
O veículo pode usar uma ou duas baterias de lítio ferro fosfato, sendo cada uma de 207 kWh. O alcance total chega a 500 km pelo ciclo WLTP.
O ônibus elétrico da Mercedes-Benz terá configurações de 50 a 63 assentos. Há um pacote completo de assistências à condução, incluindo itens como frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
Um dos recursos tecnológicos é o sistema de atualizações over-the-air. Graças a isso, o cliente poderá reduzir o tempo ocioso em oficinas para eventuais manutenções e atualizações de sistema.
Segundo a Mercedes-Benz, ainda não há planos de vender o eIntouro no Brasil.
Marcopolo chama Volvo para vender na Europa

A brasileira Marcopolo marcou presença com um grande estande na Busworld. A fabricante de carrocerias com sede em Caxias do Sul (RS) está voltando ao mercado europeu por meio de um acordo com a Volvo Buses.
A Marcopolo fabricará uma versão europeia do Paradiso G8 1200 sobre o chassi Volvo B13R. O veículo terá versões 4×2 e 6×2 com eventuais alterações por necessidades locais.
Em troca, a empresa sueca será responsável pelas vendas e serviços de pós-venda dos modelos nos países.
O ônibus da Geração 8 que será vendido na Europa encontra-se em fase de homologação para venda no continente.
Vale frisar que a Marcopolo atua em vários países da América do Sul, África e Ásia. A linha de ônibus também foi lançada na Oceania, onde será oferecida na Austrália.
Atualmente, os modelos rodoviários da Marcopolo são produzidos nas fábricas do Brasil, China, Colômbia e México. A Marcopolo mantém 11 fábricas em sete países.
Man faz estreia global de primeiro ônibus elétrico estradeiro

A Man Truck & Bus usou a Busworld para lançar mundialmente o Lion’s Coach 14 E. O primeiro ônibus estradeiro da marca tem um motor elétrico de 330 KW (ou 449 cv) e torque de quase 4.100 kgfm.
Já as baterias são distribuídas em quatro a seis packs e entregam de 356 a 534 kWh, que resultam em autonomia de até 650 km. Segundo a Man, o novo ônibus elétrico leva até 63 passageiros com o mesmo espaço para bagagens de seu similar com motor a combustão.
