logo

byd

BYD quer fornecer carros elétricos e híbridos para frota da Vale

Parceria prevê testes com veículos eletrificados e estudos para implementação de infraestrutura nas operações da mineradora
Author image

Fernando Miragaya

28 nov 2024

1 minutos de leitura

A frota da maior mineradora do mundo naturalmente atiça a cobiça de qualquer montadora. A BYD já se adiantou e assinou uma carta de intenções com a Vale para estudar a viabilidade da eletrificação dos veículos da empresa brasileira.

A primeira etapa do acordo prevê estudos para implementação de uma infraestrutura de recarga para carros elétricos nas áreas e unidades da Vale. Em paralelo, alguns veículos da montadora chinesa já estão em testes nas operações.

Vale já testa carros elétricos da BYD

A primeira leva de testes é com o elétrico Dolphin. Depois, a Vale vai fazer avaliações com a novata picape híbrida Shark.

De acordo com a BYD, o estudo prevê a realização de visitas técnicas nas operações da Vale. Estrutura para recarga, formas de utilização dos veículos e serviços de manutenção serão alguns dos aspectos analisados durantes os testes.

Mineradora tem metas de descarbonização a cumprir

A frota atual da Vale reúne cerca de 3 mil veículos, entre carros de passeio, picapes e utilitários. Uma oportunidade de negócio e tanto para a BYD. E um caminho e tanto para a mineradora em suas metas de descarbonização.

“Uma substituição completa dos cerca de três mil veículos que temos hoje em circulação em nossas unidades pelo Brasil representaria uma redução de emissões de até 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano”, diz Marco Braga, diretor global de Suprimentos da Vale.

A Vale tem como metas a redução de emissões de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030. Até 2050, o objetivo é zerar as emissões líquidas.