
A BYD vai investir R$ 1,1 milhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no Amazonas. Em parceria com o Senai, a montadora está lançando um programa educacional especializado em energia solar para comunidades ribeirinhas próximas de Manaus.
O programa educacional tem apoio também do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da SUFRAMA.
A formação será realizada a bordo do barco-escola do Senai que capacitará 320 alunos divididos em 16 turmas.
Os conteúdos incluem diversos temas sobre energia solar, como sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, saúde e segurança, TI, sustentabilidade, eletricidade e aplicações práticas de tecnologia solar. O objetivo é preparar os alunos para ingressar nesse mercado de novas energias que está em expansão.
Além da qualificação profissional, o projeto também avalia soluções off-grid com baterias de lítio, capazes de oferecer energia independente da rede convencional. A tecnologia funciona no contexto dos ribeirinhos, que utilizam balsas e barcos e enfrentam limitações de infraestrutura elétrica.
BYD amplia atuação em energia solar no Brasil
A BYD Energy do Brasil opera em toda a cadeia de energia solar e já produziu 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos ao longo da trajetória da empresa no Brasil.
A fábrica de Campinas (SP) que faz os módulos fotovoltaicos foi inaugurada em 2017.
Em 2023, a unidade ganhou o primeiro laboratório da América Latina da BYD dedicado ao estudo do ciclo completo de produção de módulos. Os investimentos passam de R$ 6,5 milhões.
Além do centro de pesquisa e desenvolvimento, a unidade conta ainda com a área de produção nacional e atendimento pós-venda.