
Uma nova tecnologia de higienização automotiva para ar-condicionado e interiores de automóveis chega ao país. A empresa chilena Airlife traz para o país o método exclusivo Oxyion, que promete eliminar 99,99% dos microrganismos presentes na parte interna do veículo.
A operação no Brasil começa em outubro e a estimativa é que, até o fim do ano, cerca de 100 pontos já estejam ativos, em um primeiro momento no Sudeste e na região Sul, a partir da Grande Curitiba (PR).
“Para 2026, o número deverá passar dos 500 pontos de aplicação, já com cobertura nacional”, afirma Murillo Di Cicco, head da Airlife no Brasil.
Tecnologia promete higienização automotiva em 20 minutos
Pela eficácia e rapidez da aplicação, apenas 20 minutos, a tecnologia de higienização automotiva beneficia concessionárias, locadoras, frotistas e atenderá a todos os segmentos que atuam diretamente com limpeza e higienização automotiva – ou que possam ser beneficiados com o serviço.
“Já prevemos a entrada, em uma próxima etapa, de empresas de lavagem, plataformas de compartilhamento [Uber, 99 e outras], além de seguradoras e centros automotivos independentes”, informa o head da Airlife.
Processo de higienização automotiva certificado

A tecnologia patenteada Oxyion teve a eficácia comprovada por testes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e por mais de 40 entidades no mundo, como a norte-americana Food Safety & Process Technology, a espanhola Ainia e a Universidad de Chile.
A tecnologia de higienização automotiva usada pela Airlife elimina vírus, fungos e bactérias emitindo apenas peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e subprodutos do oxigênio.
Não há aplicação de solventes químicos. O método também dispensa o uso de ozônio, que causa ressecamento de borrachas utilizadas no veículo.
Segundo a Airlife, o a tecnologia de higienização automotiva também deixa o carro livre de odores desagradáveis causados por fumaça de cigarro, animais de estimação e resíduos de alimento.
“Em 2024, mais de 1 milhão de aplicações foram feitas. Somente no Chile e no México existem mais de 1.100 pontos de aplicação. A tecnologia já é um sucesso comercial na América Latina e estamos confiantes que este sucesso se repetirá no Brasil”, diz Murillo Di Cicco.
A Airlife tem 25 anos de atuação no mercado. E também está presente na Colômbia, Peru, Equador, Guatemala, Porto Rico e Espanha. Neste ano, além do Brasil, a operação também se inicia nos Estados Unidos.
O executivo ressalta que o interior de um carro pode conter mais de 700 tipos diferentes de germes, capazes de desencadear crises alérgicas e infecções oportunistas, por exemplo. A umidade, a ausência de luz e a contaminação por sujeira e células mortas aspiradas durante a circulação de ar criam um ambiente nocivo nos dutos de ventilação e no interior do veículo. “Devido ao alto índice de utilização, o automóvel é um dos ambientes mais contaminados em que convivemos”, diz.
Aplicação simples
O processo purificação do interior do veículo é bem simples. O equipamento da Airlife é posicionado à frente do banco do passageiro. Liga-se o motor do veículo e o ar-condicionado na potência máxima, com todos os dutos de ventilação abertos.
Em seguida, o aparelho da Airlife é acionado. Ele captura o ar do interior do veículo e faz com que uma descarga de plasma gere os sanitizantes naturais.
As moléculas higienizantes do processo Oxyion viajam pelo ar, interagindo com vírus e bactérias, decompondo suas membranas protetoras e inativando-as. A Oxyion é única por ser inofensiva à saúde e ao meio ambiente. Nenhuma tecnologia concorrente alcança tanta eficácia e limpeza.
“Estamos muito otimistas com a entrada da Airlife no Brasil. Somos uma solução para os usuários de automóveis e suas famílias, trazendo saúde e bem-estar para dentro do automóvel, onde passamos grande parte de nossas vidas”, conclui o head da Airlife para o Brasil.