
As exportações de veículos fabricados na China devem crescer 5,8% e atingir a marca de 6,2 milhões de unidades em 2025. A estimativa é da Associação das Montadoras de Automóveis do país (CAAM).
Caso a projeção se confirme, a indústria automotiva local terá aumento de 19,3% no volume de veículos exportados em relação a 2024.
Embora não tenha especificado a quantidade de veículos exportados por tipo de motorização, a associação deu algumas pistas.
No ano passado, a exportação de carros elétricos feitos na China caiu 10,4%. Enquanto o volume de veículos híbridos plug-in vendidos para mercados internacionais cresceu 190%.
Além da queda na demanda em importantes mercados globais, a imposição da União Europeia de novas alíquotas sobre carros elétricos feitos na China em outubro passado explica a disparidade.
Projeção é de alta de quase 5% nas vendas internas
Ao mesmo tempo em que estima alta nas exportações da China em 2025, a CAAM espera crescimento de 4,7% nas vendas de veículos no mercado interno.
Isso resultaria em 32,9 milhões de unidades comercializadas em 2025. No ano passado, o volume de emplacamentos cresceu 4,5%.
Em relação aos carros eletrificados (que se enquadram na categoria de “veículos movidos a novas fontes de energia”, ou NEVs), a expectativa é de um crescimento mais moderado. A projeção é de alta de 24,4% nos híbridos e elétricos – ante uma previsão de 35,5% em 2024.
Extensão de subsídios vai impulsionar vendas na China em 2025
A CAAM afirma que a prorrogação da concessão de subsídios para veículos movidos a novas fontes de energia é vital para sustentar o crescimento doméstico da indústria automotiva chinesa. O benefício foi estendido até o fim do ano.
Números oficiais indicam que mais de 6,6 milhões de carros vendidos na China em 2024 se beneficiaram de subsídios governamentais de até US$ 2.800, no caso dos veículos eletrificados, e de até US$ 2 mil para veículos com motores de combustão mais eficientes.
Ao mesmo tempo, uma eventual queda na demanda doméstica por veículos, a competitividade crescente e fatores externos surgem como ameaças ao setor automotivo chinês.
Vendas de automóveis cresceram 5,5% em 2024
Dados divulgados pela Associação de Carros de Passageiro da China (CPCA) indicam que as vendas de automóveis de passeio na China cresceram 5,5% em 2024, chegando a quase 22,9 milhões de unidades.
Destaque para a ascensão dos veículos eletrificados, cujas vendas subiram quase 41% e bateram na casa de 10,9 milhões de unidades. Essa quantidade corresponde a 48% do volume total no ano passado.
A indústria automotiva chinesa teve um segundo semestre bastante robusto em 2024. Apenas em dezembro, houve alta de 12% nas vendas de automóveis de passeio.
Foi o quarto mês consecutivo de crescimento no país, tanto por conta dos incentivos governamentais, quanto pela chegada de novos modelos e agressivas campanhas de venda realizadas pelas montadoras com direito a descontos generosos.