
O Citroën Basalt passou a ser vendido com o motor 1.0 aspirado da família Firefly. Com isso, ele é (por enquanto) o SUV mais barato do Brasil.
A novidade está disponível na versão de entrada Feel de olho nos frotistas. O modelo de entrada do SUV-cupê está à venda por R$ 91.990.
Motor do Citroën Basalt 1.0 rende até 75 cv

O motor do Citroën Basalt 1.0 é o mesmo que equipa os modelos de entrada de Fiat, Peugeot e da própria Citroën. Entrega 75 cv e 10,7 kgfm com etanol no tanque, números que caem para 71 cv e 10 kgfm se o combustível escolhido for a gasolina.
O câmbio é o manual de cinco marchas. Não há opção da transmissão CVT que simula sete velocidades presente no restante da gama.
O Basalt 1.0 também quer fisgar clientes pela economia de combustível. As medições do Inmetro indicam 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com etanol. As médias são ainda melhores com gasolina: 13,2 km/l no ciclo urbano e 14,3 km/l, no rodoviário.
Basalt 1.0 tem multimídia, painel digital e câmera de ré

A lista de equipamentos de série do Basalt Feel 1.0 é satisfatória. Há itens como painel digital com tela de 7″, central multimídia com tela de 10,25″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16″ e três entradas USB.
A Citroën reforça, como fez no lançamento do SUV-cupê, que o Basalt Feel 1.0 tem baixo custo de manutenção. As revisões são tabeladas e a primeira (10 mil km ou um ano) custa R$ 519.
A fabricante também oferece o programa FlexCare. Nele é possível montar um pacote personalizado de três a 10 revisões e escolher as datas para realizar o pagamento e a realização dos serviços.
Basalt 1.0 entra na onda do câmbio manual

A estreia do Basalt 1.0 com câmbio manual surge em um momento interessante. Isso porque a indústria automotiva brasileira volta a apostar no sucesso das versões de entrada com transmissão manual.
Em 2024, o Renault Kardian ganhou opção com caixa manual de seis marchas. O Volkswagen Tera, um dos lançamentos mais importantes do ano, também deve vir com câmbio manual em sua versão mais barata.
Seja como for, a Citroën espera que a nova versão incremente ainda mais as vendas do Basalt. Em fevereiro, o SUV teve 1.701 unidades comercializadas, crescimento de 41% em relação ao mês anterior.