logo

carros elétricos

Veículos elétricos e híbridos ainda causam dor de cabeça para o consumidor

Pesquisa mostra que modelos plug-in até 70% mais problemas que seus equivalentes a combustão
Author image

Fernando Miragaya

09 dez 2024

1 minutos de leitura

Os veículos plug-in melhoraram seu nível de qualidade. Porém, veículos elétricos e híbridos recarregáveis ainda estão muito aquém dos similares a combustão em termos de confiança.

É o que aponta o estudo anual de confiabilidade automotiva da Consumer Reports. O órgão sem fins lucrativos analisou 330 mil veículos dentro de 20 aspectos “problemáticos”, como motor, transmissão e dispositivos eletrônicos.

Híbridos plug-in são os que apresentam mais problemas

Segundo o levantamento, os veículos elétricos apresentam 42% mais problemas que seus equivalentes com motores de combustão. Uma melhora em relação ao índice de 79% anotado em 2023.

Os híbridos plug-in também evoluíram. Hoje, causam 70% mais problemas do que os modelos a combustão. No ano passado, esse índice era de 146%.

Apesar da melhora, a pesquisa concluiu que os automóveis com motor de combustão interna e híbridos não plug-in continuam os mais confiáveis ​​no geral.

Subaru faz os melhores carros

A Consumer Reports também apresentou seu ranking anual de marcas que fazem os melhores carros. A classificação se baseia em índices de confiabilidade, satisfação do proprietário, segurança e pontuações em testes de colisão de veículos de 32 marcas.

A japonesa Subaru foi a primeira colocada. Em segundo aparece a BMW. A Lexus ficou em terceiro, seguida de Porsche e Honda.

Entre as marcas que fazem apenas elétricos, a badalada Tesla ficou em um pífio 18º lugar. A Rivian amargou uma penúltima posição, à frente apenas da Jeep.