
A Geely confirmou uma mudança estratégica em duas de suas marcas, com a Zeekr no controle da Lynk & Co.
Com isso, a Zeekr terá 51% das operações da Lynk & Co. E a Geely Auto ficará responsável pelo restante das ações.
Movimento faz parte de plano de cortes de custos da Geely
A decisão representa uma mudança na postura da Geely, que pretende otimizar suas operações e cortar custos entre suas 10 marcas.
Além disso, a Zeekr assumirá 30% das ações da Volvo Cars e 20% da Geely Holding.
Uma fonte ouvida pela agência de notícias “Reuters” afirmou que todas as mudanças serão concluídas até junho de 2025.
Eric Li, chairman do grupo chinês, afirmou que a integração nas atividades era uma medida necessária para aumentar a eficiência da companhia e reduzir os custos. O executivo ressaltou a importância de todas as marcas se posicionarem de forma clara para evitar a sobreposição dos produtos.
Meta é vender 1 milhão de veículos
Com a decisão de juntar Zeekr e Lynk & Co, a Geely espera vender mais de 1 milhão de veículos por ano. É uma meta bastante ambiciosa se considerarmos que as duas marcas comercializaram 339 mil veículos em 2023.
“Se a gente não integrar (Zeekr e Lynk), vamos enfrentar problemas como concorrência interna e investimentos redundantes em vários aspectos, como pesquisa e desenvolvimento e vendas, o que seria algo sem sentido”, disse Gui Shengyue, diretor executivo da Geely Automobile Holdings.
Custos podem cair até 20%
Dentro da Geely, a expectativa é que a Zeekr lidere a inovação em veículos elétricos e conectados, e compartilhe as novas tecnologias com as outras marcas do grupo, incluindo Lynk e Polestar.
A estimativa da Geely é que a união de forças possa reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento da Zeekr e e da Lynk & Co em até 20%.