
O Great Place To Work, consultoria global de cultura organizacional e ambientes de trabalho, apresentou o Destaque das Melhores Empresas Para Trabalhar – GPTW Automotivo 2025. A sexta edição do relatório e da premiação teve apoio da Automotive Business.
O estudo AB Automotive 2025 aponta que a participação feminina nas empresas premiadas da cadeia automotiva aumentou em relação a 2024, de 21% para 27%.
Nível de gestão segue desigual, aponta GPTW Automotivo
Destaque para a presença de mulheres em cargos executivos: 13% das CEOs das empresas premiadas são mulheres, avanço de 3 pontos percentuais (pp) na mesma base de comparação.
No entanto, o nível de gestão mostra um setor ainda desigual na questão de gênero. A presença feminina na alta gestão caiu para 17% e para 21%, na média liderança para 21%.
Participação de jovens crescem no setor
Outro dado que chama a atenção no estudo deste ano é a mudança no perfil etário dos profissionais que atuam nas empresas que se destacam no setor. A participação de profissionais com até 25 anos de idade cresceu de 11% em 2024 para 18%, em 2025. Já o grupo de 26 a 34 anos passou de 23% para 25%.
Em contrapartida, a participação de profissionais de 35 a 44 anos de idade caiu de 34% para 32% e o grupo de 45 a 54 anos teve queda de 22% para 19%. A maior retração em participação entre as empresas reconhecidas, porém, foi o dos com mais de 55 anos: de 10% para 6%.
Segundo o GPTW, o levantamento também revela uma curva de rejuvenescimento no vínculo organizacional nas empresas da cadeia automotiva. Trabalhadores com menos de dois anos de contratação são 31% em 2025, contra 27% de 2024.
Ainda houve alta na presença de funcionários que têm entre dois e cinco anos, que respondem por 23%, e entre seis e 10 anos de casa (16%). A presença de profissionais com 16 a 20 anos de empresa caiu para 7%, enquanto os que têm mais de 20 anos recuaram para 9% — queda de 5 pp.

Cresce o número de empresas em estágio acelerado de inovação
O Índice da Velocidade da Inovação (IVR) do AB Automotive 2025 mostra um avanço significativo no setor automotivo. As empresas em estágio acelerado, onde a inovação ocorre com fluidez e alcança a maioria das pessoas, passaram de 11% em 2024 para 17%, em 2025 – aumento de 6 pp.
Já o percentual de empresas no chamado “estágio de atrito” – no qual a inovação é limitada e frequentemente barrada – manteve-se estável: variou de 57% para 58%.
De acordo com os organizadores do estudo, a maior concentração no “estágio atrito” indica que o setor vive uma transição. Ou seja, inova, porém ainda enfrenta barreiras culturais, estruturais e de velocidade operacional.
Prêmio reconhece as melhores empresas automotivas para trabalhar
O Destaque das Melhores Empresas Para Trabalhar – GPTW Automotivo 2025 premiou 12 companhias, sendo quatro de médio porte e oito de grande porte. Confira os vencedores
Melhores Empresas para Trabalhar de médio porte no setor automotivo
- APTIV CONCEIÇÃO DOS OUROS
- Dacalda Açúcar e Álcool LTDA
- Novus Automation
Melhores Empresas para Trabalhar de grande porte no setor automotivo
- Bosch
- DOW
- Hyundai Motor Brasil
- Scania Latin America
- Usina Alta Mogiana SA
- Volkswagen Caminhões e Ônibus
- Volvo do Brasil
- Yamaha Motor do Brasil
