
O setor automotivo é conhecido não apenas por movimentar a economia, mas também por gerar impacto social com a oferta de empregos qualificados. Acontece que algumas organizações se destacam ainda mais nesse cenário. É o que mostra o ranking Melhores Empresas Para Trabalhar da Indústria Automotiva.
A premiação é organizada pelo Great Place to Work (GPTW) com o apoio de Automotive Business e está em sua quinta edição. A lista é parte do ranking de indústrias elaborado pela consultoria. Este ano, foram reconhecidas 21 empresas que atuam no setor automotivo, sendo seis de médio porte e 15 grandes organizações.
Foram analisados aspectos como liderança, experiência do funcionário, cultura e resultados. “Um excelente lugar para trabalhar conta com confiança entre as pessoas e orgulho de pertencer”, enumerou Tatiane Tiemi, CEO do GPTW.
Para definir as melhores, é realizado um estudo com os colaboradores das empresas, que precisam alcançar um volume mínimo de respostas. Uma vez que a companhia alcança uma boa média nessa primeira fase, a pesquisa evolui para uma etapa qualitativa para composição da nota final.
O que é que as melhores para trabalhar têm
Entre as Melhores Empresas para Trabalhar da Indústria Automotiva, o GPTW apurou que há alto engajamento na agenda ESG (de governança ambiental, social e corporativa). Em 71% dessas organizações, há programas robustos de sustentabilidade. Das 21 premiadas, 14 são signatárias do Pacto Global das Nações Unidas, que representa o compromisso com princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
“Essa abordagem estruturada (em ESG) posiciona essas companhias como líderes em transparência e gestão sustentável, aspectos cada vez mais valorizados no cenário empresarial contemporâneo”, destaca análise da consultoria.
Outro diferencial das premiadas é a permanência das pessoas. Colaboradores com mais de 10 anos de casa somam 38%. Por outro lado, também há fluxo de novas contratações, com 27% dos funcionários com até dois anos de casa – uma evidência do crescimento do segmento.
Retenção de talentos nas melhores automotivas
Este ano, o turnover voluntário das empresas premiadas no ranking foi de 5%. O índice é expressivamente inferior ao das outras organizações premiadas pelo GPTW Brasil, que têm rotatividade de 9%.
O principal motivo para que as pessoas permaneçam na mesma organização, segundo a pesquisa com as melhores, é a oportunidade de crescimento, destacada por 35% das pessoas.
Em seguida, aparece a qualidade de vida, seguida de alinhamento de valores pessoais e corporativos. Em 90% das companhias, há programas de qualidade de vida, enquanto 76% adotam o trabalho híbrido, o que, segundo o GPTW, contribui para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Em 86% das organizações, há programas de mentoria para acelerar o desenvolvimento profissional. Já 57% garantem bolsa de estudos para graduação e pós-graduação a colaboradores, enquanto 48% contam com universidade corporativa.
Uma correlação relevante apontada pela pesquisa é que o índice de confiança dos colaboradores cresce quanto maior é o número de feedbacks que recebem das lideranças ao longo do ano.
Conheça as Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo 2024
Grandes empresas
- 3M do Brasil
- Baterias Moura
- Alcoa
- CNH
- Continental Brasil
- Dow
- Hydro
- Hyundai Motor Brasil
- Nissan do Brasil
- Renault do Brasil
- Scania Latin America
- Volkswagen Caminhões e Ônibus
- Volkswagen do Brasil
- Volvo do Brasil
- Yamaha
Médias empresas
- Datalink
- Android do Brasil
- Fusopar
- Metal Group
- Rhodia
- Sodecia Automotive Minas Gerais
