
A Anip, que é a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir os efeitos da nova tarifa de 50% aplicada pelos EUA às importações de pneus brasileiros.
O mercado norte-americano é o principal destino do setor, responsável por 35,3% das exportações no primeiro semestre de 2025 (1,9 milhão de pneus).
Em 2024, os EUA compraram 2,6 milhões unidades, 33,2% do total exportado. As vendas externas representaram 22% do total da indústria no período.
Garanta presença no #ABX25 e aproveite a maior arena de negócios do setor automotivo e da mobilidade
Segundo Rodrigo Navarro, novo presidente da associação, os volumes exportados equivalem à produção de uma fábrica de médio porte. Ele defende negociação técnica com base em dados.
A entidade também busca apoio dos governadores de São Paulo e da Bahia. Em 2024, São Paulo produziu 49,4% dos pneus exportados, número que subiu para 52,7% em 2025. A Bahia aparece em segundo, com 24,3% em 2024 e 21,9%, em 2025.