
A iniciativa global “BRIDGE” lançada pela Unicef, e apoiada pela BMW, completa dois anos e já beneficiou diretamente 6.736 estudantes de escolas públicas no Brasil.
O projeto educacional prevê o engajamento e a formação de estudantes na educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com capacitação em habilidades técnicas e fornecimento de equipamentos para centenas de escolas no Amazonas, Maranhão e São Paulo.
No digital, foram 15.667 adolescentes e jovens qualificados em cursos STEAM por meio de uma plataforma online.
Além disso, a Unicef ministrou cursos online e presenciais para a capacitação de 475 professores.
BMW recebe alunos em suas unidades
A BMW abriu as portas para os estudantes conhecerem a planta de Manaus, onde tiveram contato direto com os processos de produção e logística, integrando essa experiência prática à iniciativa da Unicef.
A montadora também recebeu alunos do ensino médio na Academia BMW Group Brasil SENAI-SP, onde aprenderam sobre conceitos de eletromobilidade, tecnologias da BMW, além de oportunidades de formação e carreira no setor automotivo.
“Nossa colaboração oferece a crianças e jovens em todo o mundo uma chance genuína de educação e, com isso, a oportunidade de um futuro melhor. Ao focar em disciplinas STEAM, estamos fomentando habilidades essenciais para o amanhã e construindo pontes para um desenvolvimento autodeterminado”, disse o membro do Conselho de Administração da BMW, Ilka Horstmeier, responsável pela área de Recursos Humanos.
Projeto de educação capacita estudantes no México
A iniciativa educacional também foi implementada no México, em seis estados: Baja California, Chihuahua, Cidade do México, Estado do México, Nuevo León e San Luis Potosí.
Diretamente, foram beneficiados 19.825 estudantes com formação em educação STEAM e 1.345 professores capacitados.
A Unicef também promove articulações com o governo, a sociedade civil e o setor privado para remover barreiras à equidade na educação por meio de diálogos políticos, estudos e ações que ampliam a participação de meninas.