
A JLR decidiu suspender temporariamente a importação de carros da Jaguar para o Brasil. A medida vale até 2026.
“Uma série de eventos e ativações estão previstas para acontecer em todo o mundo até a chegada do primeiro modelo da marca, um GT cupê elétrico de quatro portas. Diante disso, interrompemos momentaneamente a importação de carros da Jaguar até a chegada dos novos modelos, previstos globalmente para 2026”, afirmou a empresa.
Apesar de suspender a importação de carros da Jaguar, a JLR diz que ainda é possível encontrar unidades 0 km remanescentes. Além de seminovos nas concessionárias.
A empresa garantiu também que nada muda quanto à oferta de serviços e de atendimento aos atuais donos de carros da marca no Brasil.
Críticas pesadas para a reformulação da Jaguar
A Jaguar passa por um profundo processo de reposicionamento. Em novembro de 2024, a empresa apresentou sua nova marca.
Em vez do famoso felino estilizado que batiza a marca, o logotipo agora ostenta apenas o nome “Jaguar” em letras estilizadas. A mudança causou bastante polêmica em todo o mundo, sobretudo entre os fãs mais fervorosos de uma marca até então tradicionalista ao extremo.
A repercussão nas redes sociais foi majoritariamente negativa. Houve críticas ao lema que sugere “não copiar nada” e até ao uso de cores berrantes nas peças de comunicação.
Cupê elétrico Type 00 causou surpresa
Poucas semanas depois, a Jaguar antecipou como serão os carros de sua “nova era”. O Type 00 é um cupê conceitual bastante futurista que não lembra em nada os clássicos modelos da empresa.
A marca usou o termo “modernismo exuberante” para definir sua nova identidade visual.
O Type 00 é o primeiro veículo concebido sobre a plataforma modular JEA (de Jaguar Electrical Architecture, algo como “arquitetura eletrificada Jaguar”), idealizada pela JLR para carros elétricos.
Segundo a Jaguar, ele terá autonomia de até 770 km pelo ciclo WLTP. Além disso, poderá rodar mais 321 km com apenas 15 minutos de recarga rápida.
Apesar de tudo isso, o Type 00 não será o primeiro modelo da “nova” Jaguar. A primazia caberá a um sedã esportivo de quatro portas, cuja estreia está marcada para o fim de 2025.
Todavia, a chegada dos novos modelos da Jaguar deve acontecer no Brasil apenas em um segundo momento.
“Os primeiros produtos surgem em 2025 no exterior. Aqui vai demorar um pouco mais”, disse Camila Mateus, diretora de marketing e treinamento da JLR Brasil.
JLR reorganizou marcas e acabou com Land Rover
A decisão de suspender a importação de carros da Jaguar é o mais recente desdobramento do plano estratégico Reimagine, que foi anunciado pela JLR em 2021.
Desde então, a empresa reorganizou as linhas de produtos nas marcas Defender, Discovery e Range Rover.
Além disso, a medida mais controversa foi acabar com a Land Rover. A extinção da marca, que era uma das mais icônicas no mundo off-road, ocorreu de forma gradual.
Diante da repercussão, nem os próprios executivos da JLR tocavam no assunto. Entretanto, agora o cenário está mais nítido, já que a marca Land Rover foi definitivamente excluída de todos os canais de comunicação da JLR.
