
A Kia quer produzir o Sportage no Brasil. José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil, revelou que está em conversas com várias empresas para viabilizar uma forma de fabricar o SUV no país.
“Estou tentando fazer o Sportage no Brasil. Conversei com algumas empresas ou posso até tentar produzi-lo no Uruguai”, revelou.
A montadora tem um acordo comercial com a Nordex para montagem do caminhão leve Bongo nas instalações da empresa em Montevidéu. Portanto, a Kia poderia fazer o mesmo com o Sportage.
Perguntado se a Nordex teria espaço (e tempo) para fabricá-lo no Uruguai, Gandini disse que sim.
Vendas e volta do imposto justificariam Sportage nacional
Gandini citou dois motivos importantes para produzir o Sportage no Brasil.
A primeira é a aceitação do público, já que o SUV é o produto mais vendido da Kia no Brasil. Em 2024, o Sportage emplacou 1.127 unidades, segundo o relatório divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
A segunda (e mais importante) razão é a retomada do imposto de importação. A alíquota, que havia sido zerada, começou a ser cobrada novamente em julho de 2024.
Essa volta ocorre de forma gradual desde janeiro de 2024 e vai até julho de 2026, quando o imposto chegará aos 35%.
É importante lembrar que a volta do imposto de importação foi um pedido realizado pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ao governo.
A associação pleiteou a solicitação por causa do aumento nas vendas das marcas chinesas, especialmente a BYD. Aliás, a Anfavea tentou, por várias vezes, antecipar a retomada total da alíquota. Isso desrespeitaria o cronograma estabelecido pelo próprio governo.
Brasil deve ter Kia EV3 em breve

Enquanto não resolve se vai fabricar o Sportage por aqui, Gandini olha com atenção para o México. O país tem um acordo comercial com o Brasil que isenta os veículos fabricados lá do imposto de importação.
Com isso, a Kia já estuda meios de trazer os elétricos K3 e o K4 para o mercado brasileiro. E um terceiro modelo pode pintar nas nossas ruas em breve.
“Vamos iniciar a produção do EV3 no México e ele poderia vir para o Brasil sem pagar imposto (de importação). Então, assim que a fabricação começar, vou fazer as contas para ver se conseguimos trazê-lo para cá”.
O EV3 estreou na Coreia do Sul em 2024, mesmo ano em que foi apresentado no Salão de Paris. O SUV elétrico tem motor de 150 kW (o equivalente a 204 cv) e opções de bateria de 58,3 kWh ou 81,4 kWh.
Assim, a autonomia pode chegar aos 599 km pelo ciclo WLTP adotado na Europa.
