logo

Mercado

Kia busca parceiro para fazer Sportage no Brasil

SUV híbrido da marca coreana poderia ser feito por uma empresa instalada aqui ou no Uruguai
Author image

Vitor Matsubara

22 jan 2025

3 minutos de leitura

Kia Sportage
Presidente da Kia admitiu desejo de fazer Sportage no Brasil

A Kia quer produzir o Sportage no Brasil. José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil, revelou que está em conversas com várias empresas para viabilizar uma forma de fabricar o SUV no país.

“Estou tentando fazer o Sportage no Brasil. Conversei com algumas empresas ou posso até tentar produzi-lo no Uruguai”, revelou.

A montadora tem um acordo comercial com a Nordex para montagem do caminhão leve Bongo nas instalações da empresa em Montevidéu. Portanto, a Kia poderia fazer o mesmo com o Sportage.

Perguntado se a Nordex teria espaço (e tempo) para fabricá-lo no Uruguai, Gandini disse que sim.

Vendas e volta do imposto justificariam Sportage nacional

Gandini citou dois motivos importantes para produzir o Sportage no Brasil.

A primeira é a aceitação do público, já que o SUV é o produto mais vendido da Kia no Brasil. Em 2024, o Sportage emplacou 1.127 unidades, segundo o relatório divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).

A segunda (e mais importante) razão é a retomada do imposto de importação. A alíquota, que havia sido zerada, começou a ser cobrada novamente em julho de 2024.

Essa volta ocorre de forma gradual desde janeiro de 2024 e vai até julho de 2026, quando o imposto chegará aos 35%.

É importante lembrar que a volta do imposto de importação foi um pedido realizado pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ao governo.

A associação pleiteou a solicitação por causa do aumento nas vendas das marcas chinesas, especialmente a BYD. Aliás, a Anfavea tentou, por várias vezes, antecipar a retomada total da alíquota. Isso desrespeitaria o cronograma estabelecido pelo próprio governo.

Brasil deve ter Kia EV3 em breve

Kia EV3
EV3 é um SUV elétrico com autonomia de quase 600 km

Enquanto não resolve se vai fabricar o Sportage por aqui, Gandini olha com atenção para o México. O país tem um acordo comercial com o Brasil que isenta os veículos fabricados lá do imposto de importação.

Com isso, a Kia já estuda meios de trazer os elétricos K3 e o K4 para o mercado brasileiro. E um terceiro modelo pode pintar nas nossas ruas em breve.

“Vamos iniciar a produção do EV3 no México e ele poderia vir para o Brasil sem pagar imposto (de importação). Então, assim que a fabricação começar, vou fazer as contas para ver se conseguimos trazê-lo para cá”.

O EV3 estreou na Coreia do Sul em 2024, mesmo ano em que foi apresentado no Salão de Paris. O SUV elétrico tem motor de 150 kW (o equivalente a 204 cv) e opções de bateria de 58,3 kWh ou 81,4 kWh.

Assim, a autonomia pode chegar aos 599 km pelo ciclo WLTP adotado na Europa.