
A Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias (Qualibat) vai erguer um laboratório próprio para avaliar as baterias veiculares oferecidas no país. O espaço será montado dentro do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), no interior de São Paulo.
Segundo a entidade, o laboratório realizará ensaios e análises técnicas, além de testes de desempenho, durabilidade, segurança e conformidade das baterias automotivas.
Testes de baterias sob condições extremas
Desta forma, as avaliações preveem desde medições de capacidade nominal (C10 e C20) e corrente de partida a frio (CCA), até perda de água e ensaios de durabilidade.
Entre os equipamentos, sistemas iDevices iDCLT de Ciclagem e iDCLT-HR de Alta Descarga, e freezers para simulações em condições extremas de temperatura.
Ainda de acordo com a Qualibat, os testes de baterias seguirão as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC – International Electrotechnical Commission), do Comitê Europeu de Normalização (EN – European Committee for Standardization) e da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE).
A área também será usada para capacitação e fomento à inovação, com realização de workshops, treinamentos e apoio a pesquisas de novas tecnologias de baterias.
Desde 2023, a Qualibat faz testes de baterias de modelos disponíveis no mercado nacional, com ensaios por amostragem realizados em diferentes estados. Em casos de não conformidade, os resultados são compartilhados com o Inmetro e com os Institutos de Pesos e Medidas estaduais, os IPEMs.