logo

baterias

Stellantis avança em bateria sólida que carrega em 18 minutos

Bateria sólida promete mais autonomia com recarga ultrarrápida e testes em carros começam em 2026
Author image

Redação AB

29 abr 2025

1 minutos de leitura

A Stellantis e a Factorial Energy deram um importante passo com o seu projeto de bateria sólida. As empresas conseguiram validar as células FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que promete recarga em 18 minutos.

Esse avanço é um marco significativo para a próxima geração de veículos elétricos. Isso porque a bateria sólida oferece maior densidade de energia e menor tempo de carregamento do que as baterias convencionais de íons de lítio.

As células FEST de 77Ah validadas têm densidade de energia de 375Wh/kg e suportaram mais de 600 ciclos de recarga. Além disso, as células reduzem significativamente o tempo de carregamento: indo de 15% para 90% em 18 minutos.

A Factorial desenvolveu a mais recente formulação de eletrólitos, que permite que a bateria funcione em temperaturas que variam de -30°C a 45°C – inovação que supera as limitações de baterias sólidas anteriores.

Bateria sólida será testada em veículos em 2026

Com a validação, a Stellantis vai avançar em seu plano de integrar as baterias de estado sólido da Factorial em uma frota de demonstração até 2026. Os testes vão permitir validar as baterias em condição reais de uso e serão o próximo passo para a comercialização da inovação.

As empresas trabalham em conjunto no design da bateria em estado sólido para otimizar a arquitetura da peça, o que reduz o seu peso e aprimora a eficiência do sistema. Isso porque, uma bateria mais leve impacta em maior autonomia, além de ajudar a baratear o custo do carro.

A colaboração das empresas começou em 2021, quando a Stellantis investiu US$ 75 milhões na Factorial.