logo

autonomia elétricos

Com baterias de estado sólido, Honda quer dobrar autonomia dos seus carros elétricos

Montadora vai iniciar fase piloto de produção de peças no Japão em 2025
Author image

Fernando Miragaya

21 nov 2024

1 minutos de leitura

Linha piloto de produção de baterias de estado sólido foi instalada na fábrica da Honda na cidade de Sakura

As baterias de estado sólido podem dobrar a autonomia atual dos carros elétricos. Esta é a estimativa da Honda, que já prepara uma linha de produção piloto desse tipo de peça no Japão.

Segundo Keiji Otsu, presidente de pesquisa e desenvolvimento da montadora japonesa, a estimativa é que as baterias de estado sólido dobrem o alcance dos veículos elétricos (VEs) até o fim desta década. Já para a década seguinte, essa eficiência pode chegar a 2,5 mais.

Baterias de estado sólido também vão reduzir custos

Além do aumento da autonomia dos carros elétricos, a Honda tem outras metas para as baterias de estado sólido. A ideia é reduzir pela metade o tamanho das peças e em 35% seu peso. E, claro, cortar em 25% os custos de produção.

“É uma virada de jogo na era dos veículos elétricos”, declarou Keiji Otsu a jornalistas que foram visitar a linha de produção piloto de baterias de estado sólido da Honda em Sakura, cidade 55 km ao norte de Tóquio.

Nesta montagem piloto de baterias de estado sólido, a Honda investiu o equivalente a US$ 277 milhões. Metade desses recursos veio em forma de subsídios do governo japonês.

Em termos de eletrificação, a Honda planeja aumentar sua produção anual de elétricos para mais de 2 milhões de carros até 2030. A meta é que 40% de suas vendas globais sejam de VEs e de automóveis movidos a célula de combustível em 2030.