logo

antigomobilismo

Lia Maria Aguiar, do Carde, entra para o Heritage Hall of Fame da FIVA

Entidade máxima do antigomobilismo consagra filantropa pelo “audacioso projeto” do maior museu de automóveis do Brasil
Author image

Rodrigo Mora

11 ago 2025

3 minutos de leitura

Lia Maria Aguiar integra o hall da fama do antigomobilismo – Foto: André Lessa/Divulgação

Lia Maria Aguiar é a primeira mulher brasileira a integrar o Heritage Hall of Fame da FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens), a entidade máxima do antigomobilismo.

“A conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o Carde, maior museu antigomobilista da América Latina”, justificou a entidade.


Participe do #ABX25 e defina as estratégias para o futuro do seu negócio


Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o Carde já ultrapassou a marca de 50 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que tem outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão.

A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.

“O Carde é muito especial para mim. É uma viagem no tempo, que me faz revisitar minha própria história, desde menina. O Carde tem uma capacidade incrível de despertar as memórias afetivas. É um museu que nos inspira a relembrar os momentos felizes”, declarou Lia Maria Aguiar.

Luiz Goshima, diretor do Carde e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar, destaca o enfoque cultural que o Carde agrega em sua proposta.

“Concebemos o Carde pensando no visitante, com o máximo de carinho e foco em uma transmissão eficiente de cultura, por meio da preservação e história dos automóveis e obras de arte, que contam o nosso Brasil de forma bastante democrática e abrangente”.

Outros brasileiros no hall da fama do antigomobilismo

O colecionador Og Pozzoli (1930 – 2017) e o conselheiro e ex-presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Roberto Suga, são os outros brasileiros a compor a lista de homenageados pela FIVA.

O júri foi composto por nove antigomobilistas de diferentes cantos do mundo, como o atual presidente da FIVA, Tiddo Bresters (Holanda), e seu antecessor, Patrick Rollet (França).

Compuseram o júri, ainda, Eli Solomon (Singapura), Gaby von Oppenheim (Alemanha), Malcolm Forest (Brasil), McKeel Hagerty (Estados Unidos), Navaz Bhathena Sandhu (Índia), Shiro Nakamura (Japão) e Nick Mason (Reino Unido), ex-baterista do Pink Floyd.

#ABX25 terá exposição de clássicos

E em setembro tem o Automotive Business Experience – #ABX25, o único evento de negócios do setor automotivo com espaço dedicado ao antigomobilismo.

O #ABX25 acontece no dia 17 de setembro, no São Paulo Expo, onde haverá uma trilha específica dedicada ao tema, além da exposição de carros clássicos em homenagem aos 30 anos da AB, em parceria com o Carde Museu. Inscreva-se aqui.