
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) projeta um crescimento de até 15% nas locações de carros em junho.
A alta é comparada com os meses de abril e maio, que costumam ser de baixa temporada.
A entidade afirma que estados com tradição nas festas de São João, como Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais e Goiás, devem puxar o crescimento.
O vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, acredita que a alta nas locações de carros em junho pode se esticar à temporada de férias em julho.
Locações de carros devem crescer em PE e PB em junho
O estado de Pernambuco é um dos mais procurados pelos entusiastas de festas juninas.
Caruaru, que é considerada a sede do “Maior São João do Mundo”, contará com mais de 1.400 atrações. Segundo a prefeitura da cidade, as festas juninas movimentaram mais de R$ 688 milhões em 72 dias.
Dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos informam que Pernambuco tem 1.063 locadoras ativas e 16.750 veículos em sua frota total. O setor gera 7.784 empregos diretos no setor e o aluguel diário para turismo representa 40% das locações da frota do estado.
Quem também recebe milhares de visitantes é a Paraíba, que terá uma programação diversificada com shows gratuitos em Campina Grande até 6 de julho. Em 2024, segundo dados divulgados pela prefeitura do município, 2,93 milhões de pessoas estiveram na cidade em 33 dias de festa.
Conforme a Abla, a Paraíba reúne 329 locadoras ativas, com total de 6.669 veículos e 1.016 empregos diretos no setor. O aluguel para turismo também corresponde a 40% de participação na frota das locadoras na Paraíba.
Estados como MA, GO e MG também são buscados
Maranhão e Alagoas também são destinos procurados pelos turistas em junho.
Há 703 locadoras ativas em solo maranhense com uma frota de 5.730 veículos e geração de 1.368 empregos diretos. As locações de veículos para turistas representam 30% da participação na frota das locadoras do Maranhão.
Em Alagoas existem 230 locadoras ativas com uma frota total de 4.102 veículos e 1.164 empregos diretos gerados pelo setor. O aluguel para o turismo representa 20% da participação na frota do setor por lá.
No Centro-Oeste, Goiás é um importante destino junino na região. Segundo a Abla, o estado tem 1.042 locadoras ativas, 21.213 veículos e 2.038 empregos diretos ligados ao setor de aluguel de veículos. O turismo representa 30% das locadoras goianas.
Por fim, Belo Horizonte e o interior de Minas Gerais abrigam diversos eventos ligados às festas de junho. A Abla informa que Minas tem 3.656 locadoras ativas com frota total de 983.817 veículos e 16.631 empregos diretos gerados pelo setor. O turismo demanda aproximadamente 38% da frota total de veículos das locadoras mineiras.
