
A Stellantis está disposta a mostrar que também vai investir forte nos híbridos-flex. Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a montadora inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para a tecnologia dentro do Polo Automotivo de Betim (MG).
Chamado de TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, a cerimônia de inauguração também teve a presença do chairman da fabricante, John Elkann. O executivo, inclusive, informou que serão contratados 400 engenheiros para atuar na nova área de P&D.
O novo centro será o responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagens. Segundo a Stellantis, a inauguração de P&D voltado para híbridos-flex também marca o início do novo ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões para a América do Sul que se encerrará em 2030.
Em 2023, a montadora revelou seus planos de eletrificação no país com a arquitetura Bio-Hybrid. Os primeiros eletrificados feitos pela Stellantis no país foram lançados em 2024, os Fiat Pulse e Fastback que usam sistema híbrido-flex leve.
Ação social em paralelo aos híbridos-flex da Stellantis
Durante a cerimônia de inauguração do centro de P&D da Stellantis para híbridos-flex, o chairman John Elkann também falou sobre a expansão do projeto de apoio à edução no país feito pela empresa.
Segundo a montadora, a atual fase da iniciativa representa o maior investimento da Stellantis em filantropia na região nos últimos 10 anos, a qual beneficiará 165 mil estudantes, capacitará 1.000 professores e atenderá a mais de 200 escolas. Contudo, não foram revelados os valores de investimento.