
A Mahle homologou o primeiro motor a gás natural adequado às normas do Proconve P8 no Brasil.
A FPT Industrial realizou o desenvolvimento do motor N60 CNG. Ele roda com gás natural e biometano. O conjunto já atende às regras do P8 em vigor no mercado brasileiro – equivalente ao Euro 6.
A norma estabelece os limites máximos de emissões de gases poluentes para veículos pesados movidos a combustíveis fósseis, como o diesel e o gás.
Motor a gás da FPT Industrial atende Proconve L8 no Brasil
A FPT Industrial afirma que o desempenho do N60 CNG é equivalente ao dos motores a diesel, mas com menor emissão de poluentes.
O Centro Tecnológico Mahle realizou a certificação do motor de 5,9 litros. Quando opera com motor a gás, ele emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) do que um similar movido a diesel. Se abastecido com biometano, a redução de CO2 pode chegar a 98%.
Laboratório da Mahle homologa motores de veículos pesados
O laboratório da Mahle opera sob o protocolo da norma NBR 17025 e realiza homologação de motores pesados. Lá são avaliados motores diesel, a gasolina, A etanol, GNC, biometano, combustível especial e biodiesel.
Além dos testes em motores, o centro tecnológico da Mahle faz testes e validações para componentes que envolvem durabilidade, resistência e exposição a condições extremas de uso e clima.
Entre os principais testes estão o de vibração, atenuação de onda sonora, fadiga por pulsação, eficiência de filtragem, resistência térmica em câmara climática e testes de corrosão.