
O governo da Índia aumentou o porcentual de etanol na gasolina de 10% para 20% da mistura, o chamado E20, e a medida causou confusão entre os motoristas.
Isso porque as opções de gasolina com menor parcela do biocombustível, E5 e E10, por exemplo, desapareceram dos postos. De forma que os motoristas têm apenas a E20 para abastecer os tanques.
Participe do #ABX25 e defina as estratégias para o futuro do seu negócio
O problema é que esses motoristas na Índia acreditam que a gasolina com mais etanol na mistura causa danos aos motores, e alegam também que este tipo de combustível rende mal nos conjuntos de veículos mais antigos. Coisa que não acontecia com a gasolina E5 e a E10.
Segundo apuração da “Reuters”, as montadoras locais não conseguiram estabelecer uma comunicação transparente com o mercado a respeito dessas alegações dos consumidores.
Governo da Índia confirma que peças precisam
“A jornada do etanol na Índia é imparável”, disse o ministro do petróleo Hardeep Singh Puri em agosto, acrescentando que “alguns lobbies com interesses pessoais estão tentando ativamente criar confusão”.
Dias depois, o ministério de Puri reconheceu que no caso de “certos veículos mais antigos, algumas peças de borracha e juntas podem precisar ser substituídas”, chamando-o de “processo simples”.