
O mercado de máquinas agrícolas do Brasil será completamente mapeado em breve. O Panorama Setorial – Máquinas Agrícolas no Brasil é um estudo que será realizado pela Boschi Inteligência de Mercado.
A consultoria é especializada nos setores de veículos pesados, agrícola e construção.
“Este projeto vai se destacar pela sua abrangência e profundidade, permitindo análises segmentadas por região, cultura, tamanho de propriedade e perfil dos agricultores”, afirma Gregori Boschi, sócio da [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado.
Estudo vai concentrar em máquinas agrícolas
O levantamento terá foco em máquinas agrícolas autopropelidas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores.
Serão coletadas informações sobre o tamanho da frota circulante, idade média das máquinas, planejamento de troca, hábitos de pós-venda e tendências tecnológicas.
O estudo também vai analisar o comportamento de compra do mercado nacional de máquinas agrícolas, segmentado por tipo de cultura, tamanho de propriedade, gênero e idade.
O objetivo da ferramenta é apoiar o planejamento estratégico de montadoras e fornecedores de peças. O projeto também pretende ajudar concessionárias, locadoras de máquinas, metalúrgicas, institutos de pesquisa, consultorias, instituições financeiras e associações de classe.
Dados serão segmentados por tipo de cultura
Os dados coletados vão contemplar as cinco macrorregiões brasileiras, segmentados por estados e culturas agrícolas como soja, milho e cana-de-açúcar.
A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas com decisores e influenciadores de propriedades rurais, cooperativas agrícolas e locadoras de máquinas.
A pesquisa está em fase de desenvolvimento e deve ser concluída em julho.