logo

industria

Nissan segue fórmula do Leaf e testa elétrico Ariya no Brasil

Montadora afirma que vai colocar em prova o SUV nas ruas do país antes de cogitar vendê-lo por aqui
Author image

Thaís Aleixo

11 set 2025

3 minutos de leitura

Não foi desta vez que a Nissan emplacou um modelo de carro elétrico de fato no mercado do Brasil, mesmo sendo uma das pioneiras no segmento e tendo um SUV novo movido a bateria, o Ariya.

Na quinta-feira, 11, a empresa anunciou que fará testes de rodagem no país com o esportivo utilitário elétrico, só que sem qualquer previsão de vendas no mercado local.


Todo mundo que importa do ecossistema automotivo está no #ABX25, o melhor evento de networking do setor


A estratégia da montadora é similar àquela que usou com o Nissan Leaf por volta de 2012, um modelo que mesmo disponível na oferta por anos, não conseguiu vingar entre os consumidores e saiu de linha em sua segunda geração no ano passado.

Fatores como preço, e até o próprio momento que o mercado brasileiro vivia, muito descolado da realidade vista nos mercados desenvolvidos, sacramentou o fim da jornada do hatch. A estimativa é de que tenham sido vendidas pouco mais de 1,5 mil unidades do modelo.

Nissan importou 70 unidades do Ariya para o Brasil

Um lote composto por 70 unidades do Ariya será submetido à rodagem na frota de grupos que ainda serão definidos pela Nissan no Brasil. A ideia, segundo a empresa, é gerar dados para que, no futuro, o produto tenha mais aderência ao perfil de consumo no Brasil.

“O objetivo é ir além dos testes desenvolvidos pelas equipes de pesquisa e desenvolvimento da Nissan e realizar avaliações em uso real, no dia a dia, em diferentes estados brasileiros, de tecnologias e equipamentos que a empresa adota em outros mercados”, informou a companhia em comunicado.

“Assim, em vez de um ou dois carros em testes controlados e direcionados para avaliações pelas equipes de engenharia, haverá no país, de uma só vez, uma frota inteira em circulação, potencializando e dando agilidade na coleta de dados”, completou.

À época do Leaf, a Nissan forneceu unidades da primeira geração do Leaf para empresas de táxi no Rio de Janeiro (RJ), assim como Corpo de Bombeiros e até Polícia Militar nos estados do Rio e de São Paulo, e com a mesma finalidade: testes.

O Ariya, que é um SUV 100% elétrico, foi lançado no Japão em 2021. Além do seu país natal, é vendido na Europa, na América do Norte, na China e no Oriente Médio. Seu preço nos Estados Unidos gira em torno de US$ 40 mil.

Ainda que a Nissan siga debruçada em testes, o Brasil já é um mercado inserido no contexto da eletrificação – com grande margem para crescimento, é verdade, e ainda composto em sua maioria por modelos híbridos.

Veículos eletrificados ganham corpo no país

Os veículos eletrificados fabricados no Brasil alcançaram 25% de participação no segmento. Os dados são da Anfavea, a associação que representa as montadoras locais, e consideram não só os híbridos plenos, mas também os híbridos leves feitos no país.

Segundo a associação que representa as fabricantes, os licenciamentos de veículos eletrificados na soma até agosto chegaram a 164 mil unidades, alta de quase 50% em relação ao acumulado de oito meses de 2024.

*colaborou Bruno de Oliveira