
É uma prancha de surfe? É um toldo? Um para-sol gigante? O que você vê no teto dessa van elétrica da Nissan na foto que ilustra essa reportagem, na verdade, é um painel solar para gerar energia para alimentar as baterias do veículo.
Chamado de Ao-Solar Extender, o equipamento ainda é um protótipo e será apresentado durante o Japan Mobility Show 2025, que começa no dia 30 de outubro. O painel solar foi instalado no teto da minivan Nissan Sakura.
Como funciona o painel solar da Nissan
Segundo a montadora japonesa, o sistema pode gerar energia solar suficiente para até 3 mil km adicionais de autonomia para o motor elétrico por ano.
O painel solar pode carregar as baterias com o veículo em movimento ou estacionado. Quando o carro está parado, uma parte móvel do equipamento se estende para aumentar a área de superfície das placas fotovoltaicas e com potencial de geração de energia de cerca de 500 Watts.
Além disso, o painel expandido tem a função de criar sombra e bloquear a entrada de luz pelo para-brisa. Isso reduz a temperatura da cabine e diminui a necessidade de energia do ar-condicionado.
O conceito do sistema Ao-Solar Extender foi idealizado durante o concurso interno de ideias da Nissan, em 2021.
A ideia, contudo, não é tão pioneira assim. Em 2019, a Hyundai mostrou um Sonata híbrido com o teto com placas fotovoltaicas que prometiam até 60% da carga bateria do motor elétrico.