logo

motos

Número de mulheres que pilotam motos cresce no Brasil

Motociclistas em circulação se tornaram uma cena mais comum na última década
Author image

Redação AB

07 mar 2025

2 minutos de leitura

Mulheres pilotando motos
Número de habilitadas para conduzir motos cresceu quase 66%

A quantidade de mulheres que pilotam motos está crescendo no Brasil a cada ano. De acordo com dados da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) analisados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), mais de 10 milhões de pessoas do gênero feminino estão habilitadas na categoria A.

Alta no número de mulheres que pilotam motos é de quase 66%

Esse volume representa aumento de 65,8% na última década. Em 2015, havia pouco mais de 6 milhões de mulheres com carteira nacional de habilitação (CNH) para motocicletas.

Vale lembrar que essa categoria de CNH permite conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais do que 50 cilindradas.

Apesar da alta significativa, as mulheres ainda são minoria e representam 24,9% dos habilitados na categoria A. Atualmente, 30,1 milhões homens estão aptos a conduzir uma motocicleta, o que representa alta de 36,2% no período de 10 anos.

Faixa etária de 31 a 40 anos tem maior número de habilitados

A faixa etária com maior número de habilitações, independentemente do sexo, é a que vai de 31 a 40 anos. Neste recorte, as mulheres representam 3,5 milhões motociclistas e os homens correspondem a 8,3 milhões habilitados.

Pessoas com idade entre 41 e 50 anos aparecem em segundo lugar no ranking. Motociclistas do gênero feminino somam mais de 2,3 milhões de habilitações e condutores do gênero masculino passam dos 7,2 milhões.

Na terceira posição, há uma diferença na faixa etária. As mulheres na faixa dos 26 aos 30 anos somam 1,5 milhão de carteiras na categoria A, enquanto os homens com idades entre 51 e 60 anos, respondem por 4,5 milhões das habilitações.

SP lidera emplacamentos por estado e Maranhão se destaca

A frota nacional atual passa das 35 milhões de motocicletas. O estado de São Paulo lidera o ranking de emplacamentos com 7,1 milhões de unidades em números absolutos.

No entanto, se a comparação é realizada entre frota circulante e número de habilitados, o Maranhão lidera.