
A empresa WeRide iniciará no dia 10 de março as operações de seu shuttle com uma van autônoma no departamento (equivalente aos nossos estados) de Drôme, na França. É o primeiro serviço comercial em operação na Europa totalmente automatizado e sem motorista.
O veículo é um Robobus, que a empresa já colocou em operação em várias cidades chinesas.
O Robobus tem Nível 4 de automação, o mesmo dos robotáxis da Waymo e da Cruise, o que significa que pode operar totalmente sozinho em áreas pré-determinadas. Cada van autônoma tem 6 metros de comprimento e é capaz de transportar até oito passageiros.
A automação de Nível 4 da WeRide permite velocidades de até 40 km/h e desvio dinâmico de obstáculos, diz a empresa.
Como vai operar a van autônoma
O trajeto percorrido pelas van autônoma tem 3,3 km de extensão. O perímetro atende à estação de trem de Valence (uma das comunas de Drôme), a um estacionamento próximo, ao centro de alimentação do parque empresarial Rovaltain e a cerca de 150 empresas.
Juntas, essas companhias da região empregam quase 3 mil pessoas em uma área de 16,32 km². Seu lançamento foi orientado por três casos de uso:
- Mobilidade interna flexível para pessoas e mercadorias entre a estação Valence TGV (de trens de alta velocidade) e a estação TER
- Serviço de baixo carbono entre o estacionamento e a estação Valence TGV, onde atualmente não há alternativa além da caminhada
- Conectar as empresas do parque e outros locais privados ao centro de alimentação do local, para facilitar a mobilidade de funcionários e empreendedores locais
Aberta ao público, a fase inicial de testes da van autônoma ocorrerá de 10 de março a 19 de abril, de segunda a sexta-feira em condições reais de transporte de passageiros. Ela verificará a demanda pelo serviço, a segurança da tecnologia e a eficiência da operação.
Uma segunda fase operacional, prevista para começar em julho, confirmará a escala do serviço.

O lançamento é uma parceria entre quatro empresas: WeRide (fabricante), beti Automated Mobility (responsável pela operação), Renault (colaboradora na criação da tecnologia) e Macif (empresa de seguros).
“A beti oferece a solução de ‘hipervisão’, na qual, por trás de suas telas, os ‘hipervisores’ não podem dirigir a van remotamente, mas podem reagir a alertas, parar o veículo e monitorar o serviço, fornecendo uma segunda camada de segurança para a direção automatizada e garantindo a melhoria contínua do sistema”, afirmou Benjamin Beaudet, CEO da beti.

Yann Arnaud, Diretor de Respostas às Necessidades dos Membros e Inovação da Macif, explica que o monitoramento do serviço “sustentará seu apoio ao desenvolvimento de um formato coletivo para a mobilidade automatizada”.
Atualmente, a WeRide opera em dois mercados: China e Emirados Árabes Unidos. Em 2021, a empresa lançou 10 Robobus não tripulados que começaram a ser testados em Zhengzhou. Posteriormente, projetos semelhantes também foram iniciados em Guangzhou e Nanjing.
Em dezembro de 2024, em parceria com a Uber, a empresa lançou um serviço de robotáxi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcando a primeira iniciativa internacional da Uber com veículos autônomos.