logo

abraciclo

Em novo recorde, produção de motos cresce 10% entre janeiro e julho

Volume produzido no acumulado do ano até julho foi o maior desde 2008

Author image

Redação AB

11 ago 2026

1 minutos de leitura

A produção de motos cresceu 10% entre janeiro e julho de 2026, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com 1.254.191 unidades fabricadas, o setor alcançou o melhor resultado para os sete primeiros meses do ano desde 2008, segundo a Abraciclo, entidade que representa as fabricantes de motocicletas.

Só em julho, a indústria cresceu 36% em relação a julho do ano passado, alcançando o maior volume de produção no mês na história, com 190.794 unidades produzidas pelas fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Para o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, o resultado mostra que o setor tem apresentado uma trajetória positiva. “O desempenho registrado em julho reforça a trajetória positiva ao longo de 2026 e confirma a força da indústria de motocicletas e a capacidade das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus de responder à demanda do mercado”, disse.

Mercado de motos teve melhor desempenho em vendas

As vendas de motocicletas nos primeiros sete meses de 2026 cresceram 12,3%, com 1.373.580 unidades comercializadas, alcançando o melhor resultado no período na história do setor.

Em julho, foram emplacadas 199.236 motocicletas, um volume 3,1% superior ao registrado no mesmo mês de 2025, marcando o melhor julho em vendas da história.

Nas exportações, o crescimento foi de 28,6% no acumulado do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, com 27.373 unidades exportadas. Só em julho, as fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus embarcaram 3.289 unidades, 22,8% a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.